Edição 115

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Competência social e habilidades sociais

Este é um manual teórico-prático para programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS). Em seu conteúdo teórico, atualiza os principais conceitos da área, com ênfase na centralidade da competência social. Com relação à prática, orienta o diagnóstico, oplanejamento e a condução de programas de THS, tanto em formato grupal como individual. Nesta obra, o leitor encontrará respostas às questões: O que é competência social e qual a sua relação com habilidades sociais? Qual é a importância da automonitoria e análise de contingências no THS? O que é um portfólio de habilidades sociais e requisitos da competência social? Como planejar um programa de THS na perspectiva da competência social? Como conduzir programas vivenciais em formato grupal e individual? Como promover autoconhecimento e valores para a competência social? Neste livro, há novas vivências e procedimentos de intervenção, bem como exemplosde planejamento e condução de sessões nas diferentes etapas de um programa de THS. Os autores esperam que os profissionais de Psicologia e áreas afins usufruam plenamente desta obra em sua prática.

Manual teórico-prático
Almir Del Prette
Zilda A. P. Del Prette

O mundo pós-pandemia

Já não há dúvidas: nosso tempo se dividirá entre o antes e o depois da Covid-19. De fato, dificilmente houve acontecimento tão determinante neste século quanto a pandemia, e as consequências das recentes ações políticas, sanitárias e econômicas ainda mal começaram a ser vislumbradas. O que, portanto, devemos esperar para nosso futuro e o futuro das próximas gerações? Uma transformação drástica em tudo o que é humano? Ou apenas o retorno do mundo tal como ele sempre foi?

Reflexões sobre uma nova vida
Organização José Roberto de Castro Neves

A Adolescência e a Inteligência Emocional

A Adolescência e a Inteligência Emocional é um livro esclarecedor que vai ajudá-lo a lidar com todas as surpresas e sustos que o convívio com adolescentes traz. Numa linguagem agradável e bem-humorada, os autores fornecem estratégias específicas para a aplicação dos ensinamentos elaborados por DanielGoleman em Inteligência Emocional ao mais desafiador estágio da paternidade.

Como criar filhos com amor, bom humor e firmeza
Maurice J. Elias, Ph. D.
Steven E. Tobias, Psy. D.
Brian S. Friedlander, Ph. D
cubos