Edição 116

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Desenvolvimento da conduta pró-social por meio da educação emocional em adolescentes

Desenvolvimento da conduta pró-social por meio da educação emocional em adolescentes é um livro eminentemente prático, que procura soluções baseadas na prevenção primária. Ele aposta no aprendizado de competências compreendidas na inteligência emocional que permitam induzir mudanças de comportamento e de atitude nos adolescentes antes que a violência se apresente.
Do ponto de vista técnico, esse livro fornece um grande leque de possibilidades para trabalhar com competências emocionais que tornam possível a resolução de conflitos mediante diálogo e acordo.

Elisa Salom / Juan Moreno / Macarena Blázquez
Editora Vozes

Dinâmica lúdica: novos olhares

Este livro amplia a reflexão a respeito da dinâmica lúdica, envolvendo diversos aspectos da vida humana. Apresenta novos olhares sobre o tema e aponta outras perspectivas aos leitores.
Traz também contribuições de diversos autores envolvidos com o mundo acadêmico e de profissionais preocupados com a qualidade das relações no âmbito do lazer: Alcyne Marinho, Fernanda Harmitt Machado, Glênia Oliveira Bustamante, Jossett Campagna de Gáspari, Mara Cristian, Marília Freire, Paulo Sérgio Emerique, Renata Laudares Silva, Rita de Cássia de Souza Fenalti, Rosa Maria Araújo Simões e Wilson do Campo Júnior.

Dividida em duas partes, a obra traça a relação entre o lúdico e a escola, na primeira, e entre o lúdico e o campo do lazer, na segunda, sendo de grande interesse para estudantes, professores e profissionais atuantes nas áreas do lazer, da educação física e do turismo.

Gisele Maria Schwartz (Org.)
Editora Manole

Alfabetização: a questão dos métodos

Muita tinta já se gastou para discutir a alfabetização. Não resolver questões, como quando e de que forma alfabetizar, implica abrir mão de um ensino de qualidade, condição fundamental para uma sociedade verdadeiramente democrática. A persistência do problema e as controvérsias em torno dos métodos de alfabetização demandam uma reflexão profunda sobre o tema. E é isso que realiza Magda Soares nesta obra imperdível.

Além de décadas de pesquisa, Magda faz questão de se manter próxima à realidade das salas de aula — discute o histórico do problema e apresenta os principais métodos utilizados. Mais do que isso, mostra que o método é caminhar em direção à criança alfabetizada. Nesse sentido, alfabetizadores precisam conhecer os caminhos da criança para orientar seus próprios passos e os passos da criança. Só assim é possível alfabetizar com método.

Magda Soares
Editora Contexto
cubos