Edição 119

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Ensinando os alunos a se ensinarem — o método do poder da aprendizagem

Claxton identifica e descreve a diversidade de forças essenciais a uma aprendizagem de sucesso e apresenta métodos práticos para transformá-las em prioridade.
É um ótimo livro, uma leitura essencial para aqueles que entendem a singularidade das capacidades em todos os seus alunos e gostariam de pôr em prática uma cultura de aprendi-zagem que as faça florescer — uma cultura de aprendizagem inclusiva e pessoal.

Peter Gamwell
Autor de The Wonder Wall

Escolha sua vida

A coragem de viver a vida que você quer só depende de você! Unir o coração e a cabeça é o caminho para viver de acordo com seu propósito. Escolha sua vida é o ingrediente que faltava para a sua revolução pessoal!

Paula Abreu

A felicidade é inútil

Advertência: Este livro não ensina ninguém a ser feliz. Tampouco a viver momentos de feli-cidade. Também ficarei devendo alguma fórmula para medir ou simplesmente diagnosticar afelicidade própria ou alheia. No entanto, ao longo das páginas, aqui e acolá, pode haver algumprazer. Uma satisfação decorrente da graça de uma ideia, da pertinência de algum exemplo.Ao afirmar que a felicidade é inútil, não sugiro que ela não tenha valor. Que seja ruim. Que não valha a pena persegui-la ou entender do que se trata. Pelo contrário. O inútil pode ser bom. Não prestar pra nada pode indicar uma preciosidade inestimável. O bem supremo.
Aqui você se coça:
— Como assim? Onde pode estar o valor de uma coisa que não presta pra nada?
Se esse questionamento não lhe interessa, se o que você espera da leitura de algo com felicidade no título não coincide com o que este livro promete, melhor recolocá-lo na estante.
Agora, se a ideia de uma coisa inútil ser preciosa desperta uma inquietação em você, vá para o caixa.

Clóvis de Barros Filho
Prefácio de Monja Coen

O funcionamento da mente — uma jornada para o mais incrível dos universos

A teoria da inteligência multifocal explicada Autor mais lido da década, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo e a revista Veja, Dr. Augusto Cury publicou, há quase vinte anos, pela Editora Cultrix, Inteligência multifocal, obra que expõe sua importantíssima teoria sobre o funcionamento da mente, o processo de construção dos pensamentos e a formação de pensadores — teoria que já tem sido usada em diversas universidades e teses acadêmicas. Agora, em O funcionamento da mente, ele esmiúça essa mesma teoria, desvendando algumas áreas vitais dos bastidores da psique, numa linguagem muito mais acessível e dirigida a um público mais amplo, constituído de profissionais e estudantes de Psicologia, Filosofia, Psiquiatria e Educação ou qualquer pessoa interessada nos mistérios da mente humana. O que é o Eu? Como os pensamentos são construídos? De que modo emoções como o prazer, a autoconfiança, a autoestima, o humor depressivo, a ansiedade influenciam a racionalidade? As emoções libertam ou aprisionam o Eu? Como acessamos a nossa memória? Essas e muitas outras questões são discutidas em detalhes nesta obra. Como menciona o próprio Dr. Cury: “Fiquei décadas admiravelmente perturbado e prazerosamente assombrado ao produzir conhecimento sobre o processo de construção de pensamento, a formação do Eu, os papéis conscientes e inconscientes da memória, a gestão da emoção, o processo de formação de pensadores”. A mente é, de fato, um mundo a se explorar dentro de cada ser humano. Prepare-se para se surpreender e romper todos os seus paradigmas...
Augusto Cury
cubos