Edição 119

Projeto Didático

Projeto era uma vez: desafios e conquistas durante a pandemia

Colégio Superior | Salvador/BA

O incentivo à leitura, na creche, para bebês e, na Educação Infantil, para crianças está incluso nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC.Ana_Alice_(1)

Já está comprovaLevido por teóricos e estudiosos que essa inserção na vida da criança desde cedo estimula o gosto pela leitura e a imaginação e amplia o vocabulário e o conhecimento de mundo. Nessa perspectiva, o Colégio Superior criou o projeto Era uma vez.
Nosso desafio maior era dar continuidade a esse projeto, que já havia se iniciado durante as aulas presenciais na pandemia. 

A princípio, pensamos que não daria certo, pois fazer um projeto com as crianças assistindo a aulas online parecia uma façanha. Mas deu muito certo!

O projeto consiste na leitura feita pela mãe (ou algum membro da família) acompanhada da sua criança, caracterizados de acordo com a história a ser contada.

Surpreendente era ver joaninhas, gatinhas, fadas, princesas, dentre outros personagens. Toda a turma presta atenção, e, depois, cada criança faz seus registros através de desenhos relacionados à história contada.

O projeto foi realizado pelas professoras Maria Jucineide, com as turminhas dos grupos 02, 03 e 04, e Aidê Castelhano, com o grupo 05.

Depoimento da professora Maria JucineideProfessora_Juci

Com esse projeto, visamos também estimular as famílias a construírem laços afetivos mais fortes com os pequenos para propiciar a interação da criança com os seus familiares através dos momentos de leitura ou contação de histórias.

Para mim, enquanto educadora, foi muito prazeroso e enriquecedor o trabalho com esse projeto, por observar a participação, o comprometimento das famílias e a criatividade dos pais nos momentos de contação, além da alegria dos pequeninos, a curiosidade para saber qual seria a história do dia e de que forma seria contada, o despertar do gosto pela leitura, a vontade de contar ou até mesmo criar suas próprias histórias.

O projeto Era uma vez nos leva para o mundo da imaginação, viajamos em diferentes mundos sem sair do lugar. Um projeto enriquecedor e gratificante de se trabalhar. Vale muito a pena compartilhar!

Professora_Aid__G_05Depoimento da professora Aidê Castelhano

Sabemos que o professor de Educação Infantil tem uma grande missão: iniciar os alunos no hábito de ler e começar a formar o leitor.

Quem não se lembra dos contos de fadas contados ou lidos pelos pais?

Imaginamos que, para a criança, o mundo da fantasia seja importante, e através desse momento de leitura se inicia o processo de alfabetização.

O nosso projeto acontece assim: escolhemos uma criança para contar uma história de sua preferência juntamente com um membro da família. Após o conto da história, a turma faz o reconto através de desenhos em uma atividade — elaborada e xerografada previamente pela professora — em que constam o título da história e o nome do pequeno leitor e o de quem ilustrou.

Deixamos livres a imaginação e a criatividade da família para contar a história. Tem história que traz para nós lição de vida, e, quando a criança escuta e compreende uma história, ela passa a utilizá-la como referência para seus atos. Por isso, a importância das histórias na Educação Infantil.

O resultado

Podemos dizer que os resultados foram os melhores possíveis. Ouvir as crianças reproduzirem a sua fala com uma oralidade consistente ou vê-las não apenas desenhando, mas grafando palavrinhas, não tem preço!

Sem falar dos vínculos familiares que foram fortalecidos durante a aplicação do projeto, só reafirmando a ideia de que, quando família e escola estão engajadas na nobre causa de educação, os resultados são muito positivos.

Mostrou também a capacidade que o educador tem de reinventar, transformar e criar nessa metamorfose chamada educação!

cubos