Edição 123

Professor Construir

Pedagogia Quântica — encantamento na ensinagem e na aprendizagem

Rosangela Nieto de Albuquerque

A Pedagogia Quântica é um fenômeno estudado pelo cientista Amit Goswami, cujas pesquisas permeiam os conhecimentos da Física Quântica e a relação com o universo mental e transpessoal. Certamente, o artifício metafórico relacionado à Física Quântica se estende a muitas áreas do conhecimento que estão interligadas ao comportamento humano e ao funcionamento interno de tudo. Os estudos avançaram, e hoje já se fala em gerenciamento quântico, que engloba habilidades relacionadas ao ambiente de trabalho e ao comportamento. Quando se fala em funcionamento de tudo, remete-se aos átomos, que estão presentes na formação de tudo o que existe e em todos os seres vivos.

Os estudiosos mostram cientificamente como a Física Quântica influencia no comportamento das pessoas e no funcionamento interno de tudo e, certamente, representa o que somos.

Os estudos de Danah Zohar (apud GOSWAMI, 2009) comprovam que a relação entre mente e corpo pode ser explicada por um modelo mecânico-quântico da consciência, como um instrumento de compreensão dos mistérios da vida.criancas_escola_sala_aula_AdobeStock_277896487_Monkey_Business

A Física Quântica emerge do nosso universo mental, assim muitos estudiosos investem na nova era de revoluções acadêmicas, como, por exemplo, a Educação Quântica.

Em termos quânticos, o comportamento humano pode ser explicado através da função da onda de uma pessoa até a outra, uma energia que transita nas relações humanas e que se constitui nessa função de onda. Assim, uma determinada energia age e pode promover um relacionamento mais harmonioso entre duas pessoas em estados diferentes, quando as ondas de suas personalidades estiverem sobrepostas. Diante disso, observa-se que há um modelo quântico de pessoa — de ser, um “eu” — entrelaçado em alguma medida de todos os sistemas quânticos do Universo, inclusive nós mesmos estamos entrelaçados em alguma medida de energia.

Nesse contexto, Goswami (2008) enfatiza que há um percurso para uma organização quântica, uma energia que se organiza à medida que desenvolvemos a capacidade de nos sentir vivos, isto é, a capacidade de ver o outro; de pensar e analisar os fatos reais; de desenvolver a intuição; de buscar resultados, conquistar e encontrar uma nova razão para lutar; de agir com responsabilidade — é a capacidade de ser e se fazer sentir integral em todos os papéis exercidos na vida.

Quando falamos em Pedagogia Quântica, é importante ressaltar que a proposta diz respeito ao ato de ensinar numa vertente mais ampla, fundamentada nos princípios da Física Quântica entrelaçada às áreas do conhecimento da Neurociência, da Neurolinguística, da Psicopedagogia e da Psicologia Positiva, pois essas áreas se harmonizam no ser humano como um todo.

A Pedagogia Quântica permeia uma proposta de alterar velhos padrões educacionais de mera produção de conteúdos, uma formação tecnicista que ensina “fazer” para “reproduzir”, em que a imposição e a punição são efetivas e que se fundamenta na alienação dos estudantes, pois não é pensada como cultivo do espírito, como veículo para o avanço do desenvolvimento humano.

A Pedagogia Quântica nos faz pensar numa escola quântica, onde educadores estarão entrelaçados numa energia de ensinagem; e estudantes, na aprendizagem — ambas voltadas para o afeto, o respeito, a liberdade de expressão e o sentimento positivo.

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A escola quântica

Conforme dito anteriormente, a Pedagogia Quântica nos remete a uma reflexão acerca das possibilidades e capacidades que temos em influenciar a realidade do microcosmo das partículas subatômicas; refere-se à energia que transita entre os seres. E, no papel docente, há essa possibilidade, pois o educador é capaz de transformar realidades, promover a motivação, desenvolver sujeitos e sincronizá-los no caminho do sucesso. Assim, por meio da linguagem, das palavras, dos sentimentos, do pensamento positivo, com ações interdisciplinares e transdisciplinares em sala de aula, o docente é capaz de promover a modificabilidade estrutural dos educandos.

No entanto, há uma reflexão a se fazer, é possível uma educação quântica? No contexto da educação brasileira, é possível vivenciarmos uma escola quântica? Certamente é possível. Se transformarmos o paradigma existente, se houver investimento em políticas públicas e se mudarmos os nossos pensamentos, as nossas palavras e os nossos sentimentos, é possível iniciarmos a mudança. O pontapé inicial é modificar a energia quântica. Se há entrelaçamento de partículas em nós — e no princípio quântico de entrelaçamento de partículas há uma sincronicidade no Universo, ou seja, tudo está interligado —, então a nossa mente pode ser capaz de alterar a nossa realidade, se acreditarmos que a nossa realidade é o resultado de nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações.

A Pedagogia Quântica nos faz pensar numa escola quântica, onde educadores estarão entrelaçados numa energia de ensinagem; e estudantes, na aprendizagem.

Nesse contexto, emerge a busca pelo professor quântico, aquele que encanta… e que torna a educação encantadora…

É o professor que ensina com alegria, que busca criar, ousa ensinar e aprender, que transpira as várias dimensões da vida e da indagação humana, que promove um vínculo afetivo, com empatia, respeito, ética e uma postura equânime.

Através de uma proposta pedagógica com ênfase na aprendizagem quântica, que é pautada no vínculo afetivo e na sincronicidade do indivíduo em relação com o outro, é possível integrar o pensamento ao coração, que promove ao estudante a sensação de estar vivo, de ser pleno. Há, entre professor e aluno, o princípio da inseparabilidade, onde formam um sistema de aula inseparável do processo de ensinagem e aprendizagem.

É importante enfatizar que a educação contemporânea precisa proporcionar condições para que os estudantes se desenvolvam e adquiram os conhecimentos necessários para poder pensar e construir um mundo melhor.

É necessário desenvolver o encantamento pelo aprender, permitir a autonomia de pensamento, a criatividade, promover o desejo de aprender e oportunizar a motivação.

A escola precisa encantar… ser um espaço de alegria, de tornar as pessoas felizes, atuar na conscientização do estudante para exercer sua cidadania, promover o acesso às informações e preparar para o mundo do trabalho; assim, a escola quântica promove um espaço de provocações, de motivação e desejo de aprender.

Nesse contexto, é preciso refletir o verdadeiro sentido da escola como processo educativo. Certamente, os estudantes necessitam conhecer as áreas da ciência, da tecnologia, do meio ambiente, da economia, enfim, a multidisciplinaridade, mas precisam saber conquistar a felicidade e compreender a realidade em que vivem para transformá-la.criancas_pintando_AdobeStock_247696100_Oksana_Kuzmina

No que tange uma mudança para uma educação quântica, é necessário desenvolver o encantamento pela aprendizagem… que o estudante fique encantado com uma aprendizagem significativa, com gestores e docentes qualificados, com uma infraestrutura digna, e, para isso, evidentemente, são necessárias políticas públicas inovadoras que transitem desde a Educação Básica ao Ensino Superior.

O encantamento na ensinagem diz respeito aos educadores que precisam também aprender a buscar a realização pessoal e profissional, o bem-estar e a alegria e direcionar o olhar e o sentir para um novo papel. Apesar da precariedade na educação brasileira, de condições laborais difíceis, é importante que o educador possa desenvolver o aspecto afetivo e articulador do ensino voltado para a aprendizagem significativa.

Certamente, uma escola quântica tem como principal objetivo oportunizar e tornar as pessoas felizes com base na Pedagogia Quântica, pautada na Psicologia Positiva, que busca desenvolver o bem-estar e a felicidade. É uma forma de educação alternativa voltada para desenvolver no estudante o autoconhecimento e o gerenciamento de suas emoções. Promove e oportuniza reflexões sobre o ser e sentir e sobre o amor. É um espaço que enxerga o estudante além das suas capacidades cognitivas, além de suas potencialidades.

É o professor que ensina com alegria, que busca criar, ousa ensinar e aprender, que transpira as várias dimensões da vida e da indagação humana, que promove um vínculo afetivo, com empatia, respeito, ética e uma postura equânime.

Na verdade, pensar em buscar a felicidade também nos leva à reflexão sobre situações que nos tornam infelizes. Isso acontece porque entramos numa espiral autodestrutiva que compõe pensamentos errados sobre a vida e sobre nós mesmos. O mais complexo é conseguir detectar e neutralizar esses pensamentos para então se chegar ao estado de felicidade, segundo a Psicologia Positiva.

Uma escola quântica se preocupa com a ação pedagógica voltada para projetos colaborativos, vivências de práticas. O conhecimento não deve permear somente a teoria, pois, através dos trabalhos em equipe, os estudantes podem desenvolver a capacidade de liderança, as diferentes técnicas de organização, as relações sociais, etc. Uma escola quântica oportuniza a liberdade de modificar seu processo de aprendizagem e promove a liberdade de escolha dos componentes curriculares.

E quanto à avaliação da aprendizagem na escola quântica? Conhecer o processo de ensino e aprendizagem nos leva a uma reflexão acerca da avaliação escolar, pois o paradigma atual ainda se mostra ineficiente, é um sistema que precisa ser modificado, pois a técnica de perguntas e respostas nas provas não avalia adequadamente o que o estudante apreendeu. Na escola quântica, vivencia-se a avaliação processual e contínua através da observação diária do desenvolvimento do estudante.

Considerações finais

homem_liberdade_AdobeStock_240955803_antPrecisamos de paradigmas emergentes que nos ajudem a ir além dos limites impostos pelo pensamento reducionista que nos impede de buscar bem-estar e felicidade, que nos impede de transitar pela transcendência, esta que sinaliza a importância de valorizar as emoções, o sentimento e a criatividade do sujeito.

A Psicologia Positiva e a Psicologia Transpessoal contribuem com os estudos da dimensão espiritual e a compreensão mais ampliada do ser humano e de sua posição no cosmos, trazendo o olhar acerca da existência e da busca do bem-estar e da felicidade.

A nova Física Quântica — Física das possibilidades — aponta para as relações harmoniosas, autoconscientes e amorosas; desse modo, a educação, através das ações pedagógicas na escola, é um espaço de transformação para um mundo melhor.

Já é tempo de maior liberdade do espírito humano, um compromisso de solidariedade com a humanidade, portanto com todas as formas de vida, e construir relações colaborativas, harmoniosas, com todos os seres.

A educação, através das ações pedagógicas na escola, é um espaço de transformação para um mundo melhor.

Rosangela Nieto de Albuquerque é ph.D. em Educação (Universidad Tres de Febrero), pós-doutoranda em Psicologia, Doutora em Psicologia Social, Mestre em Ciências da Linguagem, psicanalista clínica, professora universitária de cursos

Referências

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GOSWAMI, Amit; REED, Richard; GOSWAMI, Maggie. O Universo autoconsciente: como a consciência cria o mundo material. Tradução de Ruy Jungmann. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2008.

JUNG, Carl Gustav. O Eu e o inconsciente. Tradução de Dora Maria Ferreira da Silva. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

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LOPES, Paulo. Psicologia positiva. São Paulo: Matrix, 2017.

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PAGNI, Angelo. Anísio Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2011.

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