Edição 11

Ambiente-se

Final da navegação? Não!

As educadoras e alunos do projeto Ponte a Ponte aprenderam com Frei Betto que o importante é ser semente e mostrar que as mudanças não vêm dos mortos, dinossauros, mas dos jovens, que acreditam e fazem acontecer um novo mundo. E isto é possível! Basta que eles sejam revolucionários e que tenhamos a certeza de que é essencial nunca deixarmos de ser sementes.

Foi muito importante a contribuição de Leonardo Boff para o projeto, pois despertou a necessidade dos participantes identificarem quem poluía o rio. Dizer que estava sujo não era suficiente, tentar limpar também não resolveria o problema, pois era apenas um paliativo. Precisavam, na verdade, saber quem era a raiz do problema para combatê-lo de frente.

O Instituto Capibaribe é uma escola particular sem fins lucrativos. Não é cooperativa. Como o Instituto Capibaribe não tem dono, a escola funciona com vários Conselhos. O projeto se desenvolveu e ainda está em andamento como uma atividade extra-classe. Os alunos não ganham notas e os encontros são fora do horário escolar. O projeto é multidisciplinar, coordenado por professores que recebem apoio da direção, da coordenadora Rosália Baptista Bezerra de Menezes, contam ainda com amigos, Editora Bagaço, Livraria Varejão do Estudante, Sindicato dos Bancários e ex-alunos.

cubos