Edição 130

Projeto Didático

O céu é o limite na aventura do ensinar! O futuro é agora!

Centro Educacional Vale do Jiquiriçá – Jiquiriçá/BA

Projeto pedagógico Eu sou um ser emocional, afetivo e social…

Justificativa

• Construir a cidadania, formar cidadãos participativos, conscientes e com condutas alicerçadas em valores sólidos, essas são as funções primordiais da escola, instituição que fornece o processo de ensino, com o objetivo de formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos cultural, social e cognitivo, preparando-os para viver dignamente em sociedade. Porém, essa sociedade capitalista dos últimos tempos em que os indivíduos estão inseridos tem deixado os valores que nascem na família e que são fortalecidos pela escola caírem no esquecimento, visando apenas os ganhos e interesses pessoais. Assim, pensando nessas e em outras situações que envolvem afetividade, autoconhecimento e vida em sociedade, surgiu a necessidade do projeto Eu sou um ser emocional, afetivo e social… eu cuido de mim, do outro e do mundo!, que será executado pelo Centro Educacional Vale do Jiquiriçá, buscando resgatar os valores adormecidos para que as crianças tenham consciência da necessidade de aprender, não só para a escola, mas, principalmente, para a vida.

Público-alvo

• Alunos da Educação Infantil e do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental I.

Objetivo geral

• Despertar no educando o desejo de se tornar um ser crítico, apto a desempenhar o seu papel na sociedade, ampliando a sua visão de mundo e tornando-se capaz de reconhecer a necessidade de resgatar valores imprescindíveis para um convívio harmonioso e satisfatório em família e em sociedade.

Objetivos específicos

• Demonstrar equilíbrio nas relações, atitudes de cooperação, respeito, afeto e aceitação perante o outro.

 

• Desenvolver as competências sociais.

 

• Trabalhar as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira.

 

• Despertar o interesse em cuidar de si e do próximo.

 

• Respeitar limites e obedecer regras.

 

• Praticar, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e respeito.

 

Metodologia

Passo 1. Abertura do projeto

 

• No dia escolhido, os professores receberão os alunos devidamente caracterizados de flores do jardim, distribuindo para eles um amiguinho feito com bola de soprar e farinha de trigo e rosto feito com canetinha, dizendo: “Este é seu mais novo amiguinho, cuide dele!”. Em seguida, no pátio da escola, os professores apresentarão para as crianças a peça teatral Jardim dos Valores, com a temática do projeto e algumas ações a serem desenvolvidas. Sobre o amiguinho que ganharam na entrada, será dito que deverão dar um nome para ele, que ele adora ouvir, que ele é muito carinhoso e um amigo fiel que fará companhia todos os dias na escola; para isso, só precisa de três coisas: amor, carinho e cuidado.

Passo 2. Aprendendo a importância dos valores

 

• No decorrer da execução do projeto, acontecerá, semanalmente, um estudo para enfatizar a importância de um determinado valor, com o encontro das turmas no pátio da escola, na sexta-feira, para a socialização de um trabalho com o tema em estudo, que ficará sob a responsabilidade de uma turma específica. Cada turma será contemplada em uma semana diferente. Essa atividade será intitulada de: A Semana do(a)… Amor, Respeito, Gentileza…

Passo 3. Leitura e interpretação de livros paradidáticos e textos que apresentem os objetivos abordados no projeto

 

• O professor escolherá para a sua turma um livro com a temática em questão e fará a apresentação dele com o estudo detalhado da capa, buscando instigar ao máximo as observações dos discentes e aguçando também sua curiosidade, preparando, assim, o campo para a leitura.

• Turma:

• Livro escolhido:

 

• Trabalho de investigação, interpretação, fichamento, resumo, ilustração e dramatização da história do livro escolhido.

• Abordagem dos valores apresentados pela história lida.

Passo 4. Roda de conversa com profissionais habilitados para falar sobre o tema do projeto

 

Roda 1. Eu sou um ser emocional

Profissional:

Data:

 

Roda 2. A afetividade me ajuda a viver melhor!

Profissional:

Data:

 

Roda 3. Minha vida em sociedade

Profissional:

Data:

 

Roda 4. Eu cuido de mim, do outro e do mundo!

Profissional:

Data:

 

Passo 5. Exibição de vídeos e filmes que falem dos valores humanos

 

Sugestão de filmes:

 

• Turma da Mônica: Boas maneiras.

• A era do gelo: Amizade.

• O anjinho travesso: Amizade.

• FormiguinhaZ: Cooperação e solidariedade.

• Moda amarela: Solidariedade.

• A fuga das galinhas: União, organização, responsabilidade, respeito, perseverança, liderança e vivência em grupo.

• O rei leão: Solidariedade, união, organização, perseverança, liderança e vivência em grupo.

• Heidi: Amizade.

• O mágico de Oz: Solidariedade, união, organização, perseverança, liderança e vivência em grupo.

• O menino do pijama listrado:
Amizade, superação, determinação e força.

 

 

Após cada exibição, o tema do filme será explorado em sala de aula com atividades direcionadas e também com atividades que envolverão a participação da família.

Passo 6. Trabalhos com músicas e dinâmicas

 

Educação Infantil: Músicas do Mundo Bita para aprender valores

 

• Meu, seu, nosso: Compartilhar, repartir e dividir.

• A amizade: Cultivar a amizade.

• Todos os povos: Incentivar o respeito.

• Natureza sempre se transforma: Respeitar a natureza.

• Nossa casa: Respeitar a família e o lar.

Ensino Fundamental: Dinâmicas

 

Recadinhos do coração
Será criado um painel com o tema Recadinhos do coração que ficará exposto no pátio da escola para que, diariamente, os alunos depositem recadinhos, que serão recolhidos no final da aula por um funcionário que passará pelas salas entregando os bilhetinhos, como se fosse um funcionário dos correios. Isso criará um clima de expectativa e curiosidade entre as crianças e, consequentemente, incentivará a escrita dos bilhetinhos.

Galeria do posso, não posso
Serão afixados, em um local estratégico da escola, dois painéis: “Isso eu posso! E posso muito…” e “Isso eu não posso! Não posso nunca…”. Depois da apresentação deles, as crianças serão convidadas a escrever nos painéis, construindo, assim, as regras de convivência.

Recursos

Quadro-branco, piloto, DVD, TV, datashow, TNT, revistas, livros didáticos, livros de literatura, lápis de cor, hidrocor, tinta guache, papel em metro, cartolina, EVA, tesoura, jornais, cola quente, papel ofício, cola branca, pincéis, aparelho de som, notebook, cartazes, faixas, vestuários, recursos humanos e outros disponíveis.

Avaliação

O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante do professor e do registro dos processos de aprendizagem dos alunos. Portanto, ela será contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos e da vivência de cada um.

Culminância

Será proposta uma rede de valores: cada turma ficará responsável por um valor e será desafiada a apresentar, para os colegas e familiares, a sua temática de forma criativa. Um portfólio com as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto e executadas pelos discentes será entregue para as famílias.


 

Direção: Simone de Souza Oliveira e Oliveira
Coordenação Pedagógica: Iracema Leal dos Santos

E-mail: iracemathethe@gmail.com

Referências

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 16. ed. São Paulo: Gente, 2004.

NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. 21. ed. São Paulo: Brasiliense, 1978.

PÉREZ, Glória Serrano. Fátima Murad (Trad.). Educação em valores: como educar para a democracia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

cubos