Edição 119
Matéria Âncora
O que é Rapport?
Zeneide Silva
Não ande atrás de mim, eu talvez não lidere.
Não ande à minha frente, eu talvez não o siga.
Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos.
Provérbio dos índios Ute
Conheça uma ferramenta muito importante e útil ao professor para que aprenda a estabelecer conexão entre ele e os alunos. Se você deseja conduzir seus alunos a atingirem os próprios objetivos, primeiro você deverá estar em sintonia com eles e entrar em Rapport.
E o que é Rapport?
Rapport é um termo originado do idioma francês, muito utilizado na Programação Neurolinguística (PNL), que muito se assemelha à empatia. É a capacidade de entrar no mundo de alguém e conseguir senti-lo. A palavra original, Rapporter, tem um significado que remete à sincronização que estabelece uma relação harmônica, é criar pontos, estabelecer relações com o outro. Também é usado na área comercial, na área de vendas, na área administrativa de forma geral, porque é uma ferramenta que parte da premissa de que você precisa estabelecer relações, seja com o cliente; seja com seus alunos, em sala de aula, quando você quer administrar um conteúdo; seja com o professor, quando você quer estabelecer uma meta e um planejamento para alcançar o resultado esperado e fazer com que a equipe funcione dentro desse planejamento.
Como o Rapport gera automaticamente uma sensação de confiança nas pessoas, é uma estratégia muito poderosa para se utilizar na educação. Os alunos são muito mais receptivos àqueles em quem confiam.
O termo remete à ideia de uma via de mão dupla. Depois de estabelecida a confiança, os alunos, naturalmente, irão prestar atenção em você, professor. Este é o objetivo: que os alunos confiem em você. Dessa forma, você poderá ajudá-los ainda mais no processo de aprendizagem.
Para inserir o Rapport em seu contexto de sala de aula, é importante utilizar algumas técnicas já consagradas que funcionam como recursos importantes para criar um elo entre você e seus alunos; uma das mais conhecidas é a do espelhamento. Essa técnica consiste em reproduzir os movimentos corporais dos seus alunos como um reflexo.
Repita a postura dos alunos, a linguagem corporal, os gestos, as expressões faciais, tendo o cuidado de se adequar a cada comportamento. É interessante que você conduza uma conversa em que haja harmonia e identificação. Faça isso de forma gradual.
Depois, os alunos estarão se espelhando em você.
O contato visual é outro aliado na construção da confiança. Olhar para o aluno e perceber seu olhar e seu interesse faz com que ele se sinta importante. A maneira como você se comunica com o aluno coletiva e individualmente também é uma forma de demonstrar interesse pelas suas questões. O Rapport é importantíssimo e se adéqua a qualquer faixa etária. Quando você trata com um adolescente, por exemplo, não necessariamente você precisa falar a mesma linguagem que ele; manter Rapport com um adolescente é você entender o que ele está dizendo, e não ficar corrigindo uma gíria ou uma palavra abreviada que ele utilize, é entender o que ele está falando e poder usar seu tipo de linguagem, mas compreendendo e dando um feedback. Estabelecer Rapport com uma criança segue o mesmo caminho: você não precisa falar de forma infantilizada, desde que o seu tom de voz seja mais agradável, no ritmo de entendimento e de adequação a essa criança. Com o professor, igualmente: quando você está em uma reunião, deve utilizar palavras que são próprias daquela área, que estabeleçam conexão com as ciências exatas, da natureza, as humanas, etc. Utilizar o vocabulário adequado e até a própria postura é uma forma de estabelecer Rapport.
Por que o Rapport é importante?
O Rapport é uma grande ferramenta de coaching educacional. O primeiro contato que você estabelece por meio do Rapport é importante porque facilita conduzir, no sentido de orientar, as pessoas para onde você deseja, atraindo-as para perto de si. Quando você conquista a confiança das pessoas, elas vão com você para onde quiser levá-las. Em uma aprendizagem, isso é fundamental. Se você não consegue estabelecer esse primeiro momento de Rapport, possivelmente esse sujeito da aprendizagem vai se fechar neurologicamente, inclusive para o que você tem a dizer, e, se neurologicamente ele se bloquear, vai fechar também todos os outros sentidos: a audição, a visão e o tato, sentidos importantíssimos para que a aprendizagem realmente aconteça. Então, a dica é a seguinte: estabeleça Rapport com o seu grupo de ensino e aprendizagem. Espera-se que toda escola proporcione a aprendizagem num clima de afetividade, em que o relacionamento humano possa ser mais significativo, pleno e duradouro. Esse clima é favorecido pela atuação do professor, que, por meio da troca de experiências, permite o crescimento mútuo entre os espaços do SER professor e do SER aluno.
Fonte:
PNL para professores: profissionais de PNL abordam dicas e estratégias para uma aula dinâmica com foco na comunicação eficaz e alta performance do aluno / coordenação: Alexandre Prato. São Paulo: Editora Leader, 2014.
Disponível em:
https://twitter.com. > criscoah76
Site da coach educacional e life coach Cristiane Schroeder.