Edição 118

Gestão Escolar

Os 10 mandamentos do gestor

Grasiela Dourado

Abrimos este espaço para dialogar com os gestores sobre questões essenciais para a sua atuação e queremos contar com cada leitor com sugestões sobre temáticas a serem abordadas aqui nas próximas edições. Mas por que dedicar uma sessão exclusiva para os gestores? Duas premissas nos guiam: a primeira delas, a velocidade das mudanças ocorridas no mundo que impactam na gestão escolar e demandam constante atualização dos gestores e, a segunda delas, a necessidade de contribuir com a criação de um perfil de gestor disruptivo face à realidade educacional brasileira.

Então, vamos neste primeiro momento realizar um panorama bem amplo sobre Gestão Educacional e deixar o aprofundamento a cargo de próximos textos. Ousamos pensar nos 10 mandamentos do gestor escolar:

 

mulher livro1 – Reflita sua formação, leituras e atualização

A formação do gestor interfere diretamente no seu estilo de gestão. A depender do currículo do seu curso, de quando se formou e da sua prática, pode demandar ainda desenvolver muitas competências. Se é formado em Educação ou Administração, se herdou a escola ou se fez concurso público, o importante é ter consciência dos gaps (lacunas) e buscar formação complementar.

Avalie seu processo formativo se perguntando: “Como decidi ser gestor? Quais as competências e habilidades a desenvolver? Como está meu conhecimento para a resolução de problemas de forma criativa e eficaz?”.

2 -Forme através de uma Gestão Estratégica de Pessoas

Pessoas são a chave de todo o desenvolvimento. As instituições não têm alma, quem tem alma são as pessoas. São elas que conferem alma às organizações. Logo, para ter sucesso na gestão é necessário colocar as pessoas no centro de todos os processos.

Pessoas bem capacitadas e valorizadas desenvolvem os processos através de métodos e alcançam resultados. Mas, para capacitar as pessoas, é preciso ouvi-las, conhecê-las e ter mapeado as competências que necessitam ser desenvolvidas para alcançar as metas desenhadas.

Sob pressão constante, concentre-se na busca de resultados através de pessoas

Ninguém faz nada sozinho, somos seres gregários e demandamos gestores democráticos. É preciso ter prazer em servir. Somente pessoas com consciência de que são servidores trabalham com e para as pessoas.

 

3 – mulher apontandoAgregue valor através da sua conduta, numa gestão baseada em evidências, fatos e dados

Uma gestão baseada em fatos e dados não se resume à análise dos dados dos professores para aferir a performance destes. A análise dos dados sobre o cenário, as avaliações externas, a economia, os resultados alcançados, dentre outros, é o que deve embasar a tomada de atitude consciente do bom gestor escolar. São os dados que mostram o progresso de uma pessoa, de uma turma. São os dados de hoje que inferem nas tendências e é através da cultura de análise de dados que o gestor de alta performance se antecipa aos fatos, não repete erros e irrompe na cultura organizacional com novos hábitos e atitudes.

4- Sob pressão constante, concentre-se na busca de resultados através de pessoas

Ninguém faz nada sozinho, somos seres gregários e demandamos gestores democráticos. É preciso ter prazer em servir. Somente pessoas com consciência de que são servidores trabalham com e para as pessoas.

 5 -Supere seus limites e ajude os outros no mesmo propósito

Não somos perfeitos, mas somos perfectíveis, ou seja, temos consciência da nossa imperfeição e nos inquietamos a continuadamente buscar melhorias na formação (hard skills) e no comportamento (soft skills). Qual é o seu propósito? Além de se questionar sobre o que te faz gestor, pergunte-se também: “Por que continuar gestor?”. Quanto mais nos questionamos, mais nos conhecemos; quanto mais nos conhecemos, mais nos movemos para o sucesso.

 6 -Torne-se o facilitador para alcançar o sucesso com o uso de ferramentas adequadaslivros

Entre todos os comportamentos do gestor, é o facilitador que me inspira mais. Facilitar não é fazer pelo outro, é ser ponte!

Existem ferramentas que são facilitadoras dos processos. Conhecer ferramentas é fundamental para a criação do perfil de facilitador. Quando um gestor usa a Matriz SWOT para análise das forças e fraquezas internas e ameaças e oportunidades externas, está facilitando a leitura de cenário para a construção das informações e, coletivamente, organizando seu planejamento.

 

7 – Seja criativo, busque a solução de problemas

Coloque-se como parte da solução e busque formas criativas de resolução de problemas no coletivo da sua equipe. Um líder que lê, que estuda, que debate e que participa cria repertório vasto para solução de problemas.

 

homem professor8 – Varie o seu estilo de liderança conforme requer a situação

Dê ao sujeito o tratamento de que ele precisa, não o que ele deseja. Um bom líder não se cristaliza em um estilo de liderança, mas lidera pautado em valores e princípios.

 

9 – Saiba que o principal fator de sucesso é o comprometimento do gestor

Dentre os fatores de sucesso da gestão (planejamento, infraestrutura, tecnologia, atendimento, ferramentas…), um gestor consciente do seu papel que sabe dos seus limites e busca superá-los com grande comprometimento junto à equipe, aos projetos e à aprendizagem é um líder mais capaz de promover a melhoria no ambiente e, como consequência, inspirar as pessoas a melhorarem.

 

10 – Assuma responsabilidades e estabeleça planos com metas exequíveis professora

O gestor educacional deve ter capacidade de cruzar dois olhares: o de dentro (infraestrutura, pessoas, processos, métodos) com o olhar de fora (sistema, comunidade, tendências), para estabelecer bons planos e construir uma gestão democrática e sustentável. Bons líderes estabelecem metas claras e atribuem estas metas aos sujeitos capazes, porque os conhece!

Você é o responsável pelo sucesso da sua gestão. Não é o único, mas é o responsável. Pense nisso!

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