Edição 118

Projeto Didático

Projeto Arte Viva

Zodjane Félix Guimarães

arte-viva

A arte está ligada à sociedade; para que o aluno entenda a vida e a obra de cada artista, é necessário conhecer o contexto histórico em que ele viveu. Apropriando-se do conhecimento, fica mais fácil entender a disciplina.
A História da Arte traz uma riqueza interdisciplinar: podemos relacioná-la à Geografia, História, Matemática, Geometria, Ética, Física e Educação Ambiental. Essa interdisciplinaridade é de muita importância para a aprendizagem e a formação do cidadão.
Hoje, é necessário muito mais do que o conhecimento das disciplinas; é preciso que o aluno saiba enfrentar situações do seu cotidiano, mobilizando o conhecimento para resolvê-las.

Todos os anos, os alunos da disciplina História da Arte do Fundamental II elaboravam um portfólio com a releitura de obras de grandes artistas de movimentos artísticos variados, ou seja, produziam um objeto novo a partir do primeiro que foi proposto. No fim de cada ano, eles levavam sua produção para casa. Também foram construídos vários trabalhos em murais virtuais.

Justificativa

Em meados de março, fomos interrompidos pela grande pandemia. Tivemos que fazer nossas atividades online, colocando as obras dos alunos em plataformas.
O Projeto Arte Viva surgiu da ideia de se fazer uma releitura de obras de grandes artistas de movimentos artísticos diversos. Durante a pandemia, no Fundamental I, foi desenvolvido o Projeto Quarentarte, a fim de promover a recriação de obras, chamada de Arte Viva.
O projeto se estendeu ao Fundamental II, com uma alteração, que era da observação à releitura de obras. Então, foram desenvolvidas várias artes, que foram colocadas em plataformas.

Público-alvo

Alunos do 6º ao 8º ano (Fundamental II).

Objetivo geral

Promover a criatividade de cada aluno, despertando sentimentos e emoções por cada obra realizada.

arte  vivaObjetivos específicos

• Desenvolver a criatividade.
• Externar os sentimentos através da sua obra.
• Conhecer o contexto histórico de cada artista.
• Valorizar o processo histórico, pois a arte está ligada à sociedade. Então só se pode entender as obras contextualizando a história de cada movimento artístico.

Desenvolvimento

A princípio, os alunos conhecem o objeto do estudo e o processo histórico e se apropriam do conhecimento, ficando mais fácil desenvolver e entender as obras artísticas.

No segundo momento, há um debate sobre a diferença de releitura e observação de obras, qual a importância de cada uma no universo artístico.

Considerações finais

O trabalho foi exposto para a comunidade acadêmica, a família e os funcionários, para que todos percebessem a importância da arte. Usamos a plataforma digital, onde foram exibidas as obras dos alunos.

Assim, mostramos a importância da arte na vida acadêmica de cada aluno, valorizando os movimentos artísticos e entendendo a vida de cada artista e seus anseios e posturas diante da sociedade.

COLÉGIO INTEGRAL | JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE

cubos