Edição 13

Espaço pedagógico

Pedagogia pela paz

A revista Construir Notícias, em sua edição nº 7(novembro/dezembro de 2002), com o tema central A Linguagem Universal da Paz, já colhe frutos da realização de projetos temáticos.

A Escola Menino Jesus (Paulista-PE) alimentou a semente que plantamos nessa edição e realizou, em sua comunidade escolar, um projeto com o tema transversal Paz.

O tema Paz foi trabalhado com abrangência das disciplinas da grade curricular, como Língua Portuguesa, História e Geografia, através das diversas atividades desenvolvidas no período de março a abril deste ano. 

O tema, gerador de discussões, mobilizou alunos do ensino fundamental na construção de cartazes e textos, na leitura de jornais locais, em pesquisas e na música. Como produto, o tema trabalhado gerou a criação do Jornal da Paz, que despertou nas crianças o interesse por pesquisas e leitura de jornais locais, além da oportunidade de serem os redatores de suas próprias notícias. 

O projeto teve sua culminância na comemoração do Dia da Paz — com a participação do grupo Movimento pela Paz, da cidade de Olinda, e do cantor Kita, criador da letra da música Paz na cidade, sendo a Paz expressa nas diversas formas que constituem sua linguagem universal.

Para a Editora Construir, é gratificante saber que suas contribuições estão atingindo o objetivo desejado: a melhoria da qualidade na educação.

Contribuição: Professora Ana Lúcia Dália

cubos