Edição 103

Projeto Didático

Projeto de Filmes

Escola Paulo Freire (EPF)– Abreu e Lima / 2018

Professor: Javson de Santana Ramos
Professores que participaram dos filmes realizados pela EPF:
Herlanio Carneiro, Jaqueline Araújo, Susimary Muliterno, Edson José, Josiane Jô, Edgar Caetano, Vilmar Vicente e Valeska Cruz.

Todos os filmes foram escritos, dirigidos e editados pelo professor Javson Ramos (Teacher Ray) e gravados nos idiomas inglês e português como projeto escolar para as turmas do 9º ano A e B. Tiveram o total apoio dos diretores da escola, Davi Vicente Batista e Regineide Paulino Batista, e dos coordenadores, Dário Bezerra, Wilma Maria e Simone Queiroz.

INTRODUÇÃO

Sabemos que todo ser humano é capaz de criar alguma coisa, desenvolver grandes projetos na área da pintura, da construção, da tecnologia, da ciência de forma geral, como também este mesmo ser pode criar e desenvolver-se por meio da arte cênica. Foi pensando nessa grande capacidade que tomamos a iniciativa da elaboração de um conjunto de temas, para o eventual processo de vários filmes escolares. Através da arte, cada um de nós é capaz de revelar o mundo interior e exterior no qual vivemos e aprendemos ao mesmo tempo.

O homem, de modo geral, tem habilidades para representar de várias maneiras a vida que lhe foi dada, uma delas é, sem dúvida, a expressão corporal, por meio da música, da dança, dos gestos e da fala. Ou seja, o ser humano é um artista completo desde o seu nascimento. Somos uma arte viva e ambulante que sabe pensar, criar, elaborar, planejar e encenar.

Escrever filme e fazer cinema são duas grandes obras de arte que a vida nos reservou. Nossa missão nesse universo cinematográfico, como neste conjunto de filmes apresentados, tem sido pensada e idealizada para mostrar a força do ser humano no desenvolvimento de suas habilidades criativas por meio do texto escrito, do audiovisual e da arte corporal, que o torna um ser expressivo do cotidiano. Pensar, ler, escrever, criar, encenar, expressar, fotografar, filmar, cantar, tudo é, de fato, uma verdadeira arte cinematográfica. Nossos filmes se passam em um plano escolar, e nossos artistas são os próprios alunos.

JUSTIFICATIVA

A forma de aprender dentro da escola não está nem pode ser limitada ao espaço físico que a cerca. Pensar que o meio escolar é uma fonte de informação única é desprezar por completo todo um contexto transversal e interdisciplinar que gira em todo do ser humano. O aprendizado está no tempo e no espaço da vida. Ele sempre nos rodeia, nos cerca, nos prende, nos ataca de alguma forma, e temos que nos preparar para lidar com esse mundo de informações, essa amplitude de pensamentos, criatividade, palavras, gestos e cenas da vida do homem moderno.

Refletindo sobre esse globo cheio de informações é que, pedagogicamente, planejamos trabalhar o cinema pensado, escrito, falado e encenado pelos alunos da nossa escola, Paulo Freire. Essa é a razão da dinâmica do nosso projeto: criar filmes para mostrar a total relevância de apresentar e agregar valores no que diz respeito ao processo cultural e ao valor da arte em nosso meio.

Por esses e outros bons motivos, queremos, com esse projeto escolar, permitir não só uma reflexão dentro da escola, mas também fora dela. E, com todos os projetos de cenas, trazer o debate para cada um dos participantes sobre a ideia de fazer filmes cujos temas variados possibilitem um mundo de discussões entre os atores e cada personagem, tendo a escola como o espaço para esse acontecimento. Nosso projeto abarca cinco filmes que, ao longo das gravações, mostrarão fatos da vida dos adolescentes dentro e fora das escolas. O objetivo é plenamente pedagógico.

REFERENCIAL TEÓRICO

Este trabalho se baseou na leitura e nos estudos do livro Mentes Perigosas nas Escolas – Bullying (2009) de Ana Beatriz Barbosa Silva. Também apoiamos nossas ideias no filme Bullying – Provocações sem Limites (2009) do diretor Josetxo San Mateo, além de várias reportagens exibidas pela Rede Record de televisão, para servir de alavanca em nosso projeto de filmagem e assim podermos construir ideias que fossem de grande importância para o filme. Com a leitura do livro e a observação do filme citado, foi bem mais prático escrevermos sobre o que era mais importante para o nosso grupo colocar no filme.

Nosso foco teórico para realizar o projeto está alicerçado no filme Chunhyang – O Amor Proibido (2000) com direção de Kwon-taek Im. Lendo sobre o assunto, nos foi possível embasar nossa obra, com informações e relatos de situações das famílias dos próprios atores, principalmente de Amor Proibido (Hard Love), o nosso filme.

Sobre o filme Gravidez Precoce, a fundamentação teórica para a realização desse grande projeto está referendada em reportagens do programa Profissão Repórter; documentário sobre meninas grávidas na adolescência; e outras matérias exibidas na televisão. Com o levantamento dessas informações, foi possível basear nosso projeto em alguns casos ocorridos com pessoas de nossas famílias. Ainda como complemento, foi feita a leitura de matérias em revistas e jornais para nos auxiliar na elaboração do projeto.

Outra referência foi o filme Segredo de um Anjo (2011). Com ele, foi-nos possível uma melhor compreensão daquilo que poderíamos escrever com relação ao projeto de produção do filme Love of Life. Segredo de um Anjo, produzido pela Lisim Produções, serviu como base por ter sido um dos quais houve a atuação de Javson Ramos como ator dessa obra, cujo personagem era o professor Charles. Foram feitas modificações no que diz respeito aos personagens como também na trama e no roteiro de Love of Life.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos alunos a prática da língua portuguesa e inglesa de forma que eles possam pensar, escrever e falar de maneira clara, mostrando as dificuldades que os adolescentes passam para enfrentar o crescimento diante da sociedade. Trabalhar o vocabulário, a linguagem verbal, mista e não verbal, as formas-padrão e não padrão do nosso idioma. Enfim, levá-los ao mundo crítico do cinema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar novas expressões em inglês.

• Despertar o idioma por meio da fala.

• Escrever frases afirmativas
e negativas.

• Interpretar textos em inglês.

• Discutir o tema apresentado.

• Exercitar a arte cênica dentro e fora da escola.

AVALIAÇÃO DO PROJETO

A avaliação será contínua por todo o tempo em que o projeto de filme dentro da escola estiver sendo executado. Assim, todos estarão sendo acompanhados dentro do trabalho que estiverem realizando. Nossa meta é exatamente fechar o projeto na certeza de que os objetivos produzidos foram alcançados e concluídos da forma como se pensou, idealizou, escreveu e encenou. Por todo o projeto, os alunos que participam direta ou indiretamente estarão sendo observados e avaliados de acordo com o desempenho de cada um. Analisaremos o interesse, a atuação, as atividades de cenas e a participação como um todo dentro das gravações dos filmes que fazem parte do projeto cinematográfico da escola. Também colocaremos o projeto em divulgação, por meio de fotos, cartazes e takes de vídeos, como uma mostra de tudo que foi elaborado.

RESULTADO FINAL

A obra é finalizada com grande exibição dos filmes na telona do cinema do shopping de Paulista, objetivando transmitir tudo o que se pensou dentro do projeto.

Assim, os filmes Bullying, the Movie; Bullying II, a Porta do Medo; Amor Proibido; Gravidez Precoce; e Love of Life mostraram a capacidade que o ser humano tem de pensar, criar, idealizar, encenar e exibir suas artes por meio dos gestos e falas. Nesse roteiro, os alunos, de uma forma geral, são os principais protagonistas desse projeto didático escolar.

 

 

25Love of Life (2017). Angel Rose, interpretada por Ayssa Beatriz, é uma garota calma que não é de falar muito. Ela tem um problema de saúde, mas prefere não falar sobre o assunto com ninguém, pois é orientada por sua mãe quanto a isso. Ela gosta de fazer amizades, mas, às vezes, é ignorada por algumas pessoas. Angel mostra amor pelas pessoas com seu jeito e suas ações. Lee, interpretado por Hugo, tenta se aproximar de Angel e descobrir por que ela não é de falar muito. Ele também é um pouco misterioso, pois quase nada de sua vida é revelado para ela ou para os amigos. Angel nota que a amizade de Lee vai além, e, aos poucos, os dois vão se encontrando no mesmo pensamento. Angel tem como irmãs Brithany (Camylle Isabelle) e Vim (Camilly Jenifer). Suas amigas do peito são Rachel (Vitória Cristina) e Melinda (Mirelly Cristina). O filme combina drama e romance para mostrar acontecimentos entre os jovens e abordar temas da vida real como bullying, intrigas, caridade e amor pela vida.

Early Pregnancy (Gravidez Precoce, 2016) narra a história de uma garota que é paquerada por dois rapazes, os quais se tornarão inimigos na disputa pela adolescente. Ela escolhe um dos rapazes para começar um relacionamento e, por fim, arruma uma gravidez indesejada, trazendo para sua vida um grande conflito social, psicológico e moral. Ela passa a ser malvista por algumas pessoas por conta da barriga em crescimento. O pai da garota (Herlanio Carneiro), ao retornar de um longo período de férias, não aceita o fato de ver a filha tão nova grávida. Essa situação só tende a ficar pior, porém a menina luta pela criança, mesmo sabendo que o namorado deseja o aborto. Ela ainda conta com o apoio da mãe, que fará tudo para proteger a filha e a criança. Elenco principal: Laís Fernanda, André Lucas, João Lucas e Rodrigo Hermes, Letícia Kelly e Gabrielly Kedma.

Hard Love (Amor Proibido, 2015) conta a história de duas garotas de famílias completamente diferentes, pois uma é americana, e a outra é brasileira. Na trama, (Angelly Letícia) a americana luta pelo amor de Gabriel, mas a mãe dela 26(Valeska Cruz) não permite que ela o namore. Da mesma forma, Maria Eduarda, cuja mãe (Jaqueline Araújo) também proíbe seu namoro, luta pelo mesmo rapaz. Porém, sem a permissão das mães, elas pretendem seguir tentando esse relacionamento proibido. A mãe de Gabriel (Lídia Farias) acha que ele deve seguir seu coração. Já o pai dele (Vilmar Vicente) fica preocupado, pois seu rendimento escolar tem caído bastante. Elenco Principal: Angelly Letícia, Camily Vitória, Pedro Lucas, Gabriel Farias, Maria Eduarda, Estér Germano, Eduardo Henrique e Victor Guilherme.

29Bullying I, the Movie (2014) conta a história de uma menina que é discriminada por um grupo de jovens que não quer sua companhia. A menina sofre provocações verbais, físicas e psicológicas. Ela tenta superar todos os tipos de obstáculo, mas sempre fica fragilizada diante do grupo, cuja missão é sempre odiá-la e aterrorizar sua vida. O roteiro é baseado em uma história real da vida de Elias, um jovem que durante seus dias na escola sofreu vários tipos de agressão, sendo muito discriminado pelos colegas de sua classe. Elenco principal: Nathália Kathleen, Gabriele Aires, Rebeka Viana, Rúbia Gabriela, Mayara Araújo e Beatriz Leite.

 

Bullying II, a Porta do Medo (2015) O filme é baseado na realidade da vida atual de várias jovens que, infelizmente, ainda sofrem com certas agressões físicas, morais e psicológicas dentro e fora das escolas. Camily do Monte é uma boa menina que, por ser calma, tranquila, feliz e alegre com a vida, sofre discriminações da parte de um grupo de alunos e alunas que a rejeitam de forma contundente. O grupo aproveita certos momentos para torturar e agredir a jovem verbal e fisicamente. O filme é uma continuidade do primeiro. Elenco Principal: Camily do Monte, Bruna Isabelle, Lyandra Estefane, Maria Luiza, Dhayane Luciano, Eduarda Grazyele, Eduarda Maria, Caio Lucas e Leandro da Silva.

cubos