Edição 123

Projeto Didático

Projeto: nós presentes no mundo da natureza

Creche Escola Recrescer – Rio de Janeiro – RJ

Justificativa

Ao pretender traçar um perfil histórico da fauna e flora brasileiras, precisa-se falar da ação do ser humano brasileiro enquanto semeador e explorador da natureza circunscrita à Mata Atlântica.

creche-escola-reecrescer

A composição de um perfil histórico sugere várias observações em torno de diferentes assuntos pertinentes à fauna e flora brasileiras. Esse perfil histórico não se trata de um passado distante dos olhos dos alunos, mas, sim, do futuro que se constrói agora, no presente.

Público-alvo

Alunos da Educação Infantil, do berçário B à pré-escola II, e o 1º ano do Ensino Fundamental.

O futuro não é uma coisa escondida na esquina. O futuro, a gente constrói no presente.
-Paulo Freire

Objetivos específicos

Possibilitar ao aluno:

• Explorar o meio ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

• Identificar e selecionar fontes de informações para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos e sua preservação.

• Utilizar diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita, ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido e avançar no seu processo de construção de significados.

• Valorizar a diversidade, a mistura e as fragilidades e desigualdades ao participar de situações de convívio com as diferenças.

Objetivo geral

Possibilitar ao aluno se perceber cada vez mais como integrante dependente e agente transformador do meio ambiente, consciente da utilização dos recursos naturais para o desenvolvimento econômico, desde que se deixe tudo igual ou melhor do que se encontrou para as futuras gerações.

Metodologia

Pretende-se, seguindo as etapas do método científico: observar, investigar, levantar hipóteses e propor soluções, conduzir os alunos ao tema central: Sejamos os construtores, e não os predadores, do ambiente que nos acolhe (André Trigueiro), circunscrito à Mata Atlântica, que ocupa o espaço geográfico do Estado do Rio de Janeiro, focado na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A escolha dos assuntos pertinentes ao tema central segue o critério de interesse dos alunos, de acordo com a faixa etária das diferentes fases e/ou ano escolar.

Duração

• Dois meses.

Áreas de conhecimento envolvidas

• Linguagem

• Língua Portuguesa

• Conhecimentos Geográficos, Históricos e Científicos

• Artes Plásticas

• Música

• Língua Inglesa

• Informática Educacional

• Psicomotricidade

• Educação Física

Culminância

Durante três dias, apresentação, na 14ª Amostra Cultural, das atividades pertinentes aos assuntos escolhidos, de acordo com as fases e/ou ano escolar.

Avaliação

A avaliação do projeto se dá no transcorrer das atividades, a partir da construção da aprendizagem de cada criança, pela sua participação, utilizando diferentes linguagens, de acordo com a sua faixa etária efetiva para a prática concreta da preservação da natureza.

Fase escolar – Berçáriocreche-escola-reecrescer2

Título

Descobrindo as maravilhas do fundo do mar

Atividade

• Conversar com as crianças sobre quem são os bichinhos que vivem no fundo mar.

Sugestão/Prática pedagógica

• Apresentação de um vídeo do fundo mar e de seus habitantes.

• Confecção pela professora, em papel, dos habitantes do fundo do mar (baleia, golfinho, tubarão, tartaruga, caranguejo e polvo) para as crianças identificarem e pintarem, construindo, assim, um lindo mural sobre o fundo do mar.

• Composição de músicas, criadas pelo professor de Música, com nomes de animais marinhos para as crianças cantarem.

• Observação dos conceitos de praia limpa e praia suja, vivenciados na sala de aula por meio de pequena dramatização.

Fase escolar – Maternal I

Título

Bichinhos nativos da Mata Atlânticacreche-escola-reecrescer3

Atividade

• Compor uma história sobre o macaco-prego, nativo da Mata Atlântica, e seus amigos: a garça, a maritaca, o tucano-de-peito-amarelo e outros.

Sugestão/Prática pedagógica

• Dramatização dessa história, cantando a música Macaco-prego, composta pelo professor de Música.

• Sugestão de passeio com a família ao Parque Natural Municipal de Marapendi, para o aluno conhecer e ter contato com alguns bichinhos.

• Organização de um mural de fotos como registro do passeio realizado ao Parque Natural Municipal de Marapendi.

Fase escolar – Maternal II

 Título

A diversidade das formas, das cores e dos sabores das frutas

creche-escola-reecrescer1

Fase escolar – Pré-escola I

Título

Há 90 anos de braços abertos na Mata Atlântica – Cristo Redentorcreche-escola-reecrescer5

Atividade

• Criar uma história com a participação do personagem Pequeno Príncipe descobrindo as belezas da Mata Atlântica e de uma grande construção perto do céu: o Cristo Redentor.

Sugestão/Prática pedagógica

• Construção de luneta, instrumento usado pelo Pequeno Príncipe para observar o planeta Terra, a Mata Atlântica e o Cristo Redentor.

• Criação e ilustração coletiva da história do livro A viagem do Pequeno Príncipe ao Cristo Redentor.

• Participação de um tour on-line ao Cristo Redentor.

• Releitura da imagem do Cristo Redentor, em papel picado, inspirada no mural do artista Eduardo Kobra exposto em Tóquio.

• Confecção, em MDF, do Cristo Redentor.

Fase escolar – Pré-escola II

Título

Integração do meio ambiente a partir dos recursos da natureza – produzindo beleza e arteacervo-creche-escola-reecrescer

Atividade

• Observar a flora da Mata Atlântica a partir da visão ecológica e artística.

Sugestão/Prática pedagógica

• Visitação dos alunos com suas famílias ao Parque Natural Municipal de Marapendi, ao Sítio Roberto Burle Max, ao Parque Nacional da Tijuca, ao Jardim Botânico e ao Parque Lage.

• Construção de painel com fotos legendadas das visitas realizadas pelos alunos e suas famílias.

• Conhecimento e vivência da Land Art, fusão e integração da natureza e da arte, onde a natureza, além de ser suporte, faz parte da criação artística.

• Criação de artesanato com elementos da natureza, como folhas, galhos e pedras.

• Construção artística de diferentes objetos, seguindo a arte da artesã Clarice Borian.

Fase escolar – Pré-escola II – Inglês

Título

Fauna and flora from Rio de Janeiro

Atividade

• Selecionar um vocabulário, em língua inglesa, da área do meio ambiente, com orientação da professora de Inglês.acervo-creche-escola-reecrescer-1

Sugestão/Prática pedagógica

• Exposição oral dos alunos para apresentar um painel sobre as diferentes árvores nativas da Mata Atlântica.

• Construção de um terrário, em garrafa PET, com mosses.

Assunto

• A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. É o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da História do Brasil.

Sugestão/Prática pedagógica

A carta que descortina Pindorama

• Apresentação e leitura de trechos da carta escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao rei de Portugal, D. Manuel I, para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras. A carta de Pero Vaz de Caminha é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que, posteriormente, viria a ser chamada de Brasil.

• Confecção de painéis com figuras de trechos da carta de Pero Vaz de Caminha que mostram as impressões sobre a nova terra.

Fase escolar – Pré-escola II

Título

Preservação das exuberantes riquezas da Mata Atlântica

Assunto

• A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. É o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da História do Brasil.

Sugestão/Prática pedagógica

A carta que descortina Pindorama

• Apresentação e leitura de trechos da carta escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao rei de Portugal, D. Manuel I, para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras. A carta de Pero Vaz de Caminha é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que, posteriormente, viria a ser chamada de Brasil.

• Confecção de painéis com figuras de trechos da carta de Pero Vaz de Caminha que mostram as impressões sobre a nova terra.

A nativa Mata Atlântica de antigamente

• Itens deste tema:

- Mata Atlântica e suas características.

- Localização da Mata Atlântica na Região Sudeste.

- Riquezas vegetais encontradas na Mata Atlântica na época do descobrimento do Brasil.

- Releitura de uma paisagem nativa da Mata Atlântica, antes da chegada de seus exploradores, comparando-a com imagens atuais.

A Mata Atlântica e sua linha do tempo

• Itens deste tema:

- Ordem cronológica. Período Colonial, quando ocorreu a explosão econômica das riquezas no Brasil.

- Apresentação dos ciclos econômicos: Pau-brasil, Cana-de-açúcar, Ouro e Café.

Às nossas terras, seu nome deu… pau-brasilcreche-escola-reecrescer6

• Itens deste tema:

- Pau-brasil, suas características, extração e utilidades.

- Plantio de uma muda de pau-brasil no jardim da escola, deixando-a como legado para as turmas futuras.

- Representação da brasilina, substância que serviu como corante vermelho, extraído do pau-brasil.

- Exploração do pau-brasil em nossas terras.

- Conversa sobre a exploração desordenada do pau-brasil pelos seus primeiros exploradores.

- Situação atual do pau-brasil na Mata Atlântica.

- Ações que vêm sendo realizadas para minimizar as ameaças de extinção do pau-brasil.

Cana-de-açúcar, a doce riqueza que movimenta o mundo

• Itens deste tema:

- Cana-de-açúcar, suas características, extração e utilidades.

- Visita dos alunos ao jardim da escola para observar o vegetal cana-de-açúcar; legado do projeto pedagógico do ano de 2018.

- Cana-de-açúcar, seu valor histórico.

- Cana-de-açúcar, cultivo e exploração.

- Cana-de-açúcar, mão de obra.

- Cana-de-açúcar, sua exploração no cenário colonial brasileiro.

- Cana-de-açúcar, cenário atual brasileiro.

- Cana-de-açúcar, produtos do passado até os dias de hoje.

O que reluz… é ouro!

• Itens deste tema:

- Ouro, suas características, extração e utilidades.

- Ouro, sua importância na época do Brasil colônia.

- Ouro, exploração desordenada.

- Ouro, mão de obra.

- Ouro, sua exploração no cenário colonial brasileiro.

- Ouro, cenário atual brasileiro.

- Ouro, seus produtos.

Café, do chão à xícara

• Itens deste tema:

- Café, suas características, extração e utilidades.

- Plantio de uma muda de café no jardim da escola, deixando-a como legado para as turmas futuras.

- Café, sua importância na época do Brasil colônia.

- Café, mão de obra.

- Café, sua exploração no cenário colonial brasileiro.

- Café, cenário atual brasileiro.

- Café, sua produção e seus produtos derivados.

Mata Atlântica, grande desafio dos brasileiros

• Itens deste tema:

- Mata Atlântica, sua história sob as lentes do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

- Mata Atlântica, desmatamento, grande desafio da humanidade.

- Mata Atlântica, impactos do seu desmatamento no cenário ambiental.

E hoje, Pero Vaz de Caminha, que carta tu escreverias?

• Itens deste tema:

- Como seria, hoje, a carta que Pero Vaz de Caminha escreveria ao rei de Portugal, D. Manuel I, ao encontrar as terras do nosso país.

- Elaboração de cartas-depoimento construindo a visão dos alunos da Mata Atlântica atual.

- Dramatização do momento de chegada dos colonizadores portugueses às terras brasileiras.

- Releitura atualizada da carta de Pero Vaz de Caminha por meio de uma representação de uma tela para reunião virtual.

- Confecção de um fôlder com o objetivo de conscientizar os cariocas da importância de preservar as riquezas da Mata Atlântica.

cubos