Edição 123
Projeto Didático
Projeto: nós presentes no mundo da natureza
Creche Escola Recrescer – Rio de Janeiro – RJ
Justificativa
Ao pretender traçar um perfil histórico da fauna e flora brasileiras, precisa-se falar da ação do ser humano brasileiro enquanto semeador e explorador da natureza circunscrita à Mata Atlântica.
A composição de um perfil histórico sugere várias observações em torno de diferentes assuntos pertinentes à fauna e flora brasileiras. Esse perfil histórico não se trata de um passado distante dos olhos dos alunos, mas, sim, do futuro que se constrói agora, no presente.
Público-alvo
Alunos da Educação Infantil, do berçário B à pré-escola II, e o 1º ano do Ensino Fundamental.
O futuro não é uma coisa escondida na esquina. O futuro, a gente constrói no presente.
-Paulo Freire
Objetivos específicos
Possibilitar ao aluno:
• Explorar o meio ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
• Identificar e selecionar fontes de informações para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos e sua preservação.
• Utilizar diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita, ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido e avançar no seu processo de construção de significados.
• Valorizar a diversidade, a mistura e as fragilidades e desigualdades ao participar de situações de convívio com as diferenças.
Objetivo geral
Possibilitar ao aluno se perceber cada vez mais como integrante dependente e agente transformador do meio ambiente, consciente da utilização dos recursos naturais para o desenvolvimento econômico, desde que se deixe tudo igual ou melhor do que se encontrou para as futuras gerações.
Metodologia
Pretende-se, seguindo as etapas do método científico: observar, investigar, levantar hipóteses e propor soluções, conduzir os alunos ao tema central: Sejamos os construtores, e não os predadores, do ambiente que nos acolhe (André Trigueiro), circunscrito à Mata Atlântica, que ocupa o espaço geográfico do Estado do Rio de Janeiro, focado na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
A escolha dos assuntos pertinentes ao tema central segue o critério de interesse dos alunos, de acordo com a faixa etária das diferentes fases e/ou ano escolar.
Duração
• Dois meses.
Áreas de conhecimento envolvidas
• Linguagem
• Língua Portuguesa
• Conhecimentos Geográficos, Históricos e Científicos
• Artes Plásticas
• Música
• Língua Inglesa
• Informática Educacional
• Psicomotricidade
• Educação Física
Culminância
Durante três dias, apresentação, na 14ª Amostra Cultural, das atividades pertinentes aos assuntos escolhidos, de acordo com as fases e/ou ano escolar.
Avaliação
A avaliação do projeto se dá no transcorrer das atividades, a partir da construção da aprendizagem de cada criança, pela sua participação, utilizando diferentes linguagens, de acordo com a sua faixa etária efetiva para a prática concreta da preservação da natureza.
Fase escolar – Berçário
Título
Descobrindo as maravilhas do fundo do mar
Atividade
• Conversar com as crianças sobre quem são os bichinhos que vivem no fundo mar.
Sugestão/Prática pedagógica
• Apresentação de um vídeo do fundo mar e de seus habitantes.
• Confecção pela professora, em papel, dos habitantes do fundo do mar (baleia, golfinho, tubarão, tartaruga, caranguejo e polvo) para as crianças identificarem e pintarem, construindo, assim, um lindo mural sobre o fundo do mar.
• Composição de músicas, criadas pelo professor de Música, com nomes de animais marinhos para as crianças cantarem.
• Observação dos conceitos de praia limpa e praia suja, vivenciados na sala de aula por meio de pequena dramatização.
Fase escolar – Maternal I
Título
Bichinhos nativos da Mata Atlântica
Atividade
• Compor uma história sobre o macaco-prego, nativo da Mata Atlântica, e seus amigos: a garça, a maritaca, o tucano-de-peito-amarelo e outros.
Sugestão/Prática pedagógica
• Dramatização dessa história, cantando a música Macaco-prego, composta pelo professor de Música.
• Sugestão de passeio com a família ao Parque Natural Municipal de Marapendi, para o aluno conhecer e ter contato com alguns bichinhos.
• Organização de um mural de fotos como registro do passeio realizado ao Parque Natural Municipal de Marapendi.
Fase escolar – Maternal II
Título
A diversidade das formas, das cores e dos sabores das frutas
Fase escolar – Pré-escola I
Título
Há 90 anos de braços abertos na Mata Atlântica – Cristo Redentor
Atividade
• Criar uma história com a participação do personagem Pequeno Príncipe descobrindo as belezas da Mata Atlântica e de uma grande construção perto do céu: o Cristo Redentor.
Sugestão/Prática pedagógica
• Construção de luneta, instrumento usado pelo Pequeno Príncipe para observar o planeta Terra, a Mata Atlântica e o Cristo Redentor.
• Criação e ilustração coletiva da história do livro A viagem do Pequeno Príncipe ao Cristo Redentor.
• Participação de um tour on-line ao Cristo Redentor.
• Releitura da imagem do Cristo Redentor, em papel picado, inspirada no mural do artista Eduardo Kobra exposto em Tóquio.
• Confecção, em MDF, do Cristo Redentor.
Fase escolar – Pré-escola II
Título
Integração do meio ambiente a partir dos recursos da natureza – produzindo beleza e arte
Atividade
• Observar a flora da Mata Atlântica a partir da visão ecológica e artística.
Sugestão/Prática pedagógica
• Visitação dos alunos com suas famílias ao Parque Natural Municipal de Marapendi, ao Sítio Roberto Burle Max, ao Parque Nacional da Tijuca, ao Jardim Botânico e ao Parque Lage.
• Construção de painel com fotos legendadas das visitas realizadas pelos alunos e suas famílias.
• Conhecimento e vivência da Land Art, fusão e integração da natureza e da arte, onde a natureza, além de ser suporte, faz parte da criação artística.
• Criação de artesanato com elementos da natureza, como folhas, galhos e pedras.
• Construção artística de diferentes objetos, seguindo a arte da artesã Clarice Borian.
Fase escolar – Pré-escola II – Inglês
Título
Fauna and flora from Rio de Janeiro
Atividade
• Selecionar um vocabulário, em língua inglesa, da área do meio ambiente, com orientação da professora de Inglês.
Sugestão/Prática pedagógica
• Exposição oral dos alunos para apresentar um painel sobre as diferentes árvores nativas da Mata Atlântica.
• Construção de um terrário, em garrafa PET, com mosses.
Assunto
• A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. É o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da História do Brasil.
Sugestão/Prática pedagógica
A carta que descortina Pindorama
• Apresentação e leitura de trechos da carta escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao rei de Portugal, D. Manuel I, para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras. A carta de Pero Vaz de Caminha é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que, posteriormente, viria a ser chamada de Brasil.
• Confecção de painéis com figuras de trechos da carta de Pero Vaz de Caminha que mostram as impressões sobre a nova terra.
Fase escolar – Pré-escola II
Título
Preservação das exuberantes riquezas da Mata Atlântica
Assunto
• A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. É o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da História do Brasil.
Sugestão/Prática pedagógica
A carta que descortina Pindorama
• Apresentação e leitura de trechos da carta escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao rei de Portugal, D. Manuel I, para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras. A carta de Pero Vaz de Caminha é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que, posteriormente, viria a ser chamada de Brasil.
• Confecção de painéis com figuras de trechos da carta de Pero Vaz de Caminha que mostram as impressões sobre a nova terra.
A nativa Mata Atlântica de antigamente
• Itens deste tema:
- Mata Atlântica e suas características.
- Localização da Mata Atlântica na Região Sudeste.
- Riquezas vegetais encontradas na Mata Atlântica na época do descobrimento do Brasil.
- Releitura de uma paisagem nativa da Mata Atlântica, antes da chegada de seus exploradores, comparando-a com imagens atuais.
A Mata Atlântica e sua linha do tempo
• Itens deste tema:
- Ordem cronológica. Período Colonial, quando ocorreu a explosão econômica das riquezas no Brasil.
- Apresentação dos ciclos econômicos: Pau-brasil, Cana-de-açúcar, Ouro e Café.
Às nossas terras, seu nome deu… pau-brasil
• Itens deste tema:
- Pau-brasil, suas características, extração e utilidades.
- Plantio de uma muda de pau-brasil no jardim da escola, deixando-a como legado para as turmas futuras.
- Representação da brasilina, substância que serviu como corante vermelho, extraído do pau-brasil.
- Exploração do pau-brasil em nossas terras.
- Conversa sobre a exploração desordenada do pau-brasil pelos seus primeiros exploradores.
- Situação atual do pau-brasil na Mata Atlântica.
- Ações que vêm sendo realizadas para minimizar as ameaças de extinção do pau-brasil.
Cana-de-açúcar, a doce riqueza que movimenta o mundo
• Itens deste tema:
- Cana-de-açúcar, suas características, extração e utilidades.
- Visita dos alunos ao jardim da escola para observar o vegetal cana-de-açúcar; legado do projeto pedagógico do ano de 2018.
- Cana-de-açúcar, seu valor histórico.
- Cana-de-açúcar, cultivo e exploração.
- Cana-de-açúcar, mão de obra.
- Cana-de-açúcar, sua exploração no cenário colonial brasileiro.
- Cana-de-açúcar, cenário atual brasileiro.
- Cana-de-açúcar, produtos do passado até os dias de hoje.
O que reluz… é ouro!
• Itens deste tema:
- Ouro, suas características, extração e utilidades.
- Ouro, sua importância na época do Brasil colônia.
- Ouro, exploração desordenada.
- Ouro, mão de obra.
- Ouro, sua exploração no cenário colonial brasileiro.
- Ouro, cenário atual brasileiro.
- Ouro, seus produtos.
Café, do chão à xícara
• Itens deste tema:
- Café, suas características, extração e utilidades.
- Plantio de uma muda de café no jardim da escola, deixando-a como legado para as turmas futuras.
- Café, sua importância na época do Brasil colônia.
- Café, mão de obra.
- Café, sua exploração no cenário colonial brasileiro.
- Café, cenário atual brasileiro.
- Café, sua produção e seus produtos derivados.
Mata Atlântica, grande desafio dos brasileiros
• Itens deste tema:
- Mata Atlântica, sua história sob as lentes do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
- Mata Atlântica, desmatamento, grande desafio da humanidade.
- Mata Atlântica, impactos do seu desmatamento no cenário ambiental.
E hoje, Pero Vaz de Caminha, que carta tu escreverias?
• Itens deste tema:
- Como seria, hoje, a carta que Pero Vaz de Caminha escreveria ao rei de Portugal, D. Manuel I, ao encontrar as terras do nosso país.
- Elaboração de cartas-depoimento construindo a visão dos alunos da Mata Atlântica atual.
- Dramatização do momento de chegada dos colonizadores portugueses às terras brasileiras.
- Releitura atualizada da carta de Pero Vaz de Caminha por meio de uma representação de uma tela para reunião virtual.
- Confecção de um fôlder com o objetivo de conscientizar os cariocas da importância de preservar as riquezas da Mata Atlântica.