Edição 119

Projeto Didático

Projeto

A Educação Infantil passou a ser reconhecida no âmbito legal, a partir dos patamares dos direitos à cidadania assegurados pela Constituição Brasileira (Brasil,1988) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 0394 (Brasil, 1996).PROJETO_1

Tem como objetivo a formação integral das crianças, respeitando suas especificidades, oportunizando a aprendizagem e o desenvolvimento em seus aspectos cognitivo, físico, social, histórico e cultural e os conhecimentos necessários para sua atuação enquanto sujeitos sociais e com autonomia.

Diante da necessidade de alcançar os objetivos propostos da Educação Infantil, além de promover os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, impõe-se também a necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, levando as crianças a observar, questionar, levantar hipóteses, concluir, fazer julgamentos e assimilar valores, para que não seja somente um processo de desenvolvimento natural ou espontâneo. A intencionalidade deve instigar o educador a propor experiências que permitam às crianças conhecer a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica, que se traduzem nas práticas de cuidados, nas brincadeiras, nas experimentações com materiais variados, entre outros.

Durante o ano de 2020, com a pandemia da Covid-19, o isolamento social e as regras bem definidas de higiene, essa intencionalidade educativa tornou-se ainda mais necessária, pois, além de proporcionar ao educando os meios para o seu desenvolvimento, a criatividade, a motivação e os desafios se tornaram maiores para que as práticas pedagógicas e o sucesso da aprendizagem fosse realmente concreto. Tínhamos sempre como parte do trabalho o refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promoveriam o desenvolvimento pleno das crianças. E foi assim que surgiu o Projeto Plantando e Aprendendo.

Como objetivos do referido trabalho, podemos relacionar:

• Trabalhar concePROJETO_5itos de educação ambiental.

• Despertar o pensamento crítico no aluno para que ele se reconheça enquanto parte do meio ambiente e entenda que, também por isso, é necessário preservá-lo.

• Valorizar o trabalho em equipe, em família.

• Estimular a observação como meio para levantar hipóteses e solucionar problemas.

• Observar que, assim como as plantas, nós também crescemos e nos desenvolvemos dia a dia.• Instigar a criança a entender que existem outros meios de aprendizagem.

• Incentivar a criança a perceber o que é necessário para que uma planta se desenvolva. 

Desenvolvimento

1. Para o desenvolvimento do trabalho, inicialmente com a mudança da estação, chegada da primavera, realizamos um Drive Thru para o recebimento de materiais pelas famílias e orientações gerais. Muitos alunos diziam que estavam com saudades da escola e queriam muito pelo menos diminuir um pouco a distância, por isto utilizamos essa estratégia. Nesse dia, pedimos que as crianças viessem com roupas coloridas ou floridas.

2. Como muitos alunos da nossa comunidade escolar moram em apartamento, não poderíamos deixar a cargo das famílias a função de providenciar os itens necessários para realizar o projeto, por isso distribuímos um kit com materiais para o plantio, com terra, milho de pipoca e vaso. Foi um momento de muita interação, onde os alunos passavam e recebiam o seu material. Além do kit, os alunos receberam também uma atividade para registro da observação. Colocamos o registro para ser feito em dias alternados para que, assim, realmente houvesse tempo de a criança notar o crescimento da sua plantinha.

3. Convém ressaltar que escolhemos o milho de pipoca por levar mais ou menos 7 dias para o crescimento, fazendo com que as crianças observassem rapidamente o resultado. O contato com a terra, mesmo que em pequena escala, foi bem interessante para o trabalho com as questões emocionais, visto que muitos já estavam há tempo em casa, e isso proporcionou um momento diferenciado de aprendizado.

4. Estipulamos um período em que poderiam iniciar os trabalhos de plantio para que pudéssemos observar coletivamente.

5. O processo todo foi acompanhado nas aulas on-line, quando os alunos mostravam o seu trabalho e tudo era discutido: por que umas plantinhas estavam maiores, como poderiam desenvolver melhor, por que umas crianças plantaram no próprio quintal, como deveriam molhar, se deveriam ficar no sol ou na sombra, entre outros.

Avaliação e conclusões

Completados os dias, os alunos enviaram várias fotos de como estavam as suas plantinhas, fizeram a leitura dos registros juntamente com as famílias e apresentaram nas aulas on-line.

Observou-se também que várias crianças demonstraram afinidades com a pesquisa e a observação, além do interesse em preservar o meio ambiente. Não podemos deixar de citar que projetos de ação envolvem recompensas de ensino para os alunos; sendo assim, eles tiveram a oportunidade de se relacionar com os problemas reais, mesmo que pequenos, enfrentados durante o desenvolvimento das plantas, desenvolvendo também o pensamento crítico e a criatividade para a solução.

Este projeto também contou com as habilidades de cooperação das famílias e permitiu que os alunos observassem que as ações afetam não só a si mesmos, mas a comunidade e o PROJETO_10mundo natural.

Foi observado também que muitas crianças já demonstram afinidades para a pesquisa, a ciência, a agronomia, entre outras profissões.

Todas as conclusões orais e escritas foram realizadas utilizando a linguagem do aluno.

Um outro ganho bem forte deste projeto foi entender que a pesquisa e a observação, além do desenvolver de uma experiência, levam tempo e paciência. Foi comentado que todo o mundo aguarda ansiosamente a vacina para a cura ou prevenção da Covid, mas que esse processo é lento e exige dos pesquisadores e voluntários muita determinação e força de vontade.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: .

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sancionada em 20 de dezembro de 1996.

Fotos: Arquivo pessoal Centro Educacional Brasil Central

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