Edição 128

Projeto Didático

Recordar é viver

Escola DOMITILIA BRITO – Conceição do Jacuípe/ba

Alunos do 3° ano em um dos principais semáforos da cidade entregando panfletos.

Projeto: Recordar é viver
Tema: Minha escola tem história, posso contar?
Duração: 2 meses
Público-alvo: Ensino Fundamental I
Professora: Ana Paula Santana Freitas
Diretora: Marília Brito
Turma participante: 3° ano

Apresentação

Após dois anos de pandemia, a nossa escola se preparou para um momento muito especial, que sempre acontecia anualmente, o nosso Festival Anual de Artes. No ano de 2022, ainda com alguns cuidados quanto à Covid-19, foi preparado o Painel Cultural. Cada turma trabalhou com um tema específico, e o encerramento se deu com um grande evento para a família e a comunidade. A culminância foi com os pais e convidados e, com certeza, marcou nosso retorno. O evento teve como objetivo recordar momentos especiais de outros projetos que foram desenvolvidos há décadas.

Objetivo geral

Conhecer e relembrar momentos da escola no Festival Anual de Artes.

Objetivo específico

Trabalhar a estrutura e a metodologia da nossa escola.

Materiais e métodos

Foram utilizados os meios de comunicação para contar a história dessa instituição tão amada por todos.

Resultado

Foi realizada uma culminância no Painel Cultural, com dança e música representando parte de tudo o que foi aprendido e desenvolvido na sala
de aula.

Alunos do 3° ano com nossa querida ex-professora Aparecida.

No primeiro momento, montamos uma linha do tempo da escola, e, depois, foi apresentada uma linha do tempo da vida escolar de cada estudante. Recebemos ex-alunos, confeccionamos um jornalzinho da turma e entregamos aos alunos do 4o ano, cada semana com uma novidade e com a notícia se espalhando. Então, convidamos um radialista da cidade para um bate-papo e colocamos a “boca no trombone”, literalmente, ligando as caixas de som da escola para que todos pudessem participar da nossa aula e da entrevista.

E, então, foi hora de criar um panfleto e distribuir em um semáforo da nossa cidade. Foi um momento encantador.

Diante de tanto sucesso, com o nosso projeto e a história da nossa escola na boca do povo, foi a hora de apresentar um pouco da metodologia que era aplicada na fundação da instituição. Recebemos com muito carinho a professora aposentada Maria de Aparecida, que foi nossa alfabetizadora por anos e trabalhou com o método A Casinha Feliz.

Para fechar nossas atividades, comemoramos com quem levanta essa instituição tijolo por tijolo: mulheres muito competentes que ergueram nossa escola e continuam até hoje na sua gestão.

Uma grande curiosidade que descobrimos foi que todas elas têm “Maria” no nome, e então escolhemos para finalizar nosso projeto no palco a música Maria, Maria cantada por Elis Regina.

A metodologia da nossa escola é de responsabilidade da Editora Construir, e somos Sucesso há mais de 10 anos, uma parceria que tem contribuído com muita excelência para o ensino na nossa amada instituição. Aqui fica também registrada a nossa gratidão.

Escola Domitilia Brito, nos meados dos anos 1970

Imagem atual da Escola Domitilia Brito

Hoje, os alunos têm consciência do valor da nossa instituição e conhecem de perto o quanto ela cresceu e tem fornecido uma educação de excelência para todos.

E-mail: educacaoespecial03@gmail.com

cubos