Edição 91

Em discussão

Resolver problemas: será que é possível?

Alexandre Guedes

7Podemos definir problema como tudo aquilo que está fora do estabelecido e que dificulta a obtenção dos resultados esperados. Tenho certeza de que muitos são os problemas enfrentados pelos profissionais da educação. Enumerá-los aqui não os ajudaria, então apresento algumas ideias que certamente poderão auxiliar os gestores a encontrar a melhor solução para cada problema.

Resolvemos problemas o tempo todo no nosso dia a dia e, de alguma forma, na busca da solução, seguimos intuitivamente um caminho. Contudo, na maior parte do tempo, não temos consciência da sequência dos passos dados. Muitas vezes, o processo se mostra confuso, demorado, custoso e pouco eficiente. O aprendizado quase não existe, fazendo com que o problema resolvido naquele momento continue sendo tratado como um problema totalmente novo, mesmo que seja a centésima vez que a situação se repita. A ausência de um método torna muito difícil a replicação dos processos bem-sucedidos e dificulta o desenvolvimento das habilidades necessárias à solução de problemas.

O interessante é que a habilidade para resolver problemas pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. A resolução consiste em identificar os pontos positivos do problema e usá-los para eliminar novos. Para isso acontecer, é necessário sermos otimistas, lembrando que uma das condições do otimismo é a criatividade que, por sua vez, é a condição para se criar alternativas inteligentes de solução.

Tentar resolver sem um método é como escrever com um lápis sem ponta. Temos vontade, mas não chegamos a lugar nenhum. Usando uma metodologia, qualquer problema pode ser resolvido. Para quem ainda não a possui, seguem alguns passos:

1 Defina o problema, fazendo perguntas investigativas para levantar informações.
2 Busque conhecer as causas, levante todas as possibilidades, mesmo que as causas já sejam conhecidas.
3 Uma vez conhecidas as causas, é necessário discutir as possíveis soluções. Todas as pessoas envolvidas com o problema ou que possam contribuir com o assunto devem participar desse trabalho (use técnicas de brainstorming, plebiscito ou fluxograma).
4 Escolha a melhor solução. Para isso, classifique as soluções propostas no passo anterior de acordo com a viabilidade, eficácia, conveniência e custo. Busque as corretivas, evitando as provisórias e permissivas. Interesse pessoal não deve ser considerado na escolha.
5 Coloque na prática a solução escolhida, lembrando que pode haver riscos na sua implementação, mas que também isso deve ser encarado como desafio. Faça um plano de ação, incluindo o tempo e os recursos necessários, os responsáveis, o prazo e os passos consecutivos (cronograma).
6 Avalie. Após a implementação da solução, faça uma avaliação dos resultados obtidos versus os resultados esperados para identificar se a alternativa escolhida foi, de fato, a mais correta.

Usar os passos acima poderá nos ajudar a encontrar a melhor solução para qualquer problema, mas não devemos esquecer que os problemas não terão fim, pois quando encontramos as respostas, a vida muda as perguntas. Aí começa tudo de novo.

Não devemos iniciar um novo ciclo sem termos resolvido os problemas do ciclo passado. Mãos à obra!

Alexandre Guedes é professor de pós-graduação da Fundação Getulio Vargas, nas disciplinas Gestão de Pessoas, Negociação, Liderança e Jogos de Negócio. Atualmente realiza curso de liderança no estilo coaching, para gestores da rede municipal de Taboão da Serra/SP.

E-mail: alexandre.guedes@ggco.com.br

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