Edição 127
Projeto Didático
Reviva a biblioteca, a leitura e a arte!
Adelmo Teotônio da Silva / Roberleide Pereira da Silva
Escola Primeiro Mundo de Aprendizagem – Santa Cruz do Capibaribe/PE
Reflexão inicial
“O livro é uma extensão da memória e da imaginação.” Jorge Luis Borges
Apresentação
Ao extrapolar sua dimensão física, a biblioteca é um instrumento de apoio pedagógico e cultural, uma extensão da sala de aula e um ambiente propício para as práticas de leitura e pesquisa. Assim, no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, a Escola Primeiro Mundo de Aprendizagem percorreu um caminho de revitalização e tratamento técnico da Biblioteca Bernardino Pereira Diniz como ponte para a formação de leitores conscientes e o desenvolvimento da cidadania, tornando-se alicerce para democratização da informação e acesso à cultura.
Justificativa
Pelo viés da linguagem literária, “[…] dentro de um processo costurado pelos múltiplos papéis, valores e vozes sociais” (ESTEBAN, 2004, p. 25), pode-se articular o exercício da leitura com a experiência de desmistificar a biblioteca escolar como um lugar isolado da realidade. Enquanto arte que precisa ser compartilhada, apreciada e interpretada, a literatura amplia, então, nossa partilha de diferentes saberes, desperta ao diálogo e humaniza vivências significativas. Com o desafio de sensibilizar o outro para a fruição estética e literária, a biblioteca tem o papel de modificar uma visão coercitiva que ainda se tem sobre o seu próprio espaço. Assim, é necessário que o bibliotecário e o professor estejam imbuídos de um propósito de difusão da leitura que seja capaz de apurar a sensibilidade e a imaginação, levando o discente a “ler a vida” ao seu derredor (MACEDO, 2005). Portanto, este projeto, desencadeado na biblioteca, possibilitará a implementação de clubes de leitura, oficinas pedagógicas e eventos culturais e a promoção mais consistente da leitura literária.
Objetivo geral
Revitalizar a biblioteca escolar como espaço fomentador da leitura e cultura, provedor dos saberes científico e tecnológico, em interface com as múltiplas artes e as aulas de Língua Portuguesa, para ressignificar o repertório e a trajetória de vida de seres plurais.
Objetivos específicos
• Criar uma campanha de doação de livros literários para integrar os alunos e toda a comunidade escolar no aprimoramento do acervo da biblioteca e do hábito de leitura.
• Organizar tecnicamente, com mais acessibilidade, o acervo para estímulo à leitura, pesquisa e cultura.
• Promover experiências criativas e artísticas no espaço da escola, compartilhadas com o estímulo ao acesso e uso da biblioteca.
• Valorizar o patrimônio cultural, os artistas locais e suas produções autorais, ampliando os desenvolvimentos intelectual e social dos sujeitos.
• Difundir uma nova conscientização e sensibilização da importância multifuncional da biblioteca para novas vivências e para a articulação da liberdade cidadã com maior criticidade.
Público-alvo
Ensino Fundamental (Anos Iniciais: 5º ano), Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio da Escola Primeiro Mundo de Aprendizagem.
Período de realização
5 meses.
Metodologia
Ao longo de todo o projeto, houve diferentes etapas, do planejamento à execução, delineadas para os propósitos traçados. Inicialmente, a professora Roberleide Pereira, em suas aulas de Língua Portuguesa, formatou uma campanha no espaço escolar para a arrecadação de livros literários intitulada Boa ação é doação: doe livros e compartilhe conhecimentos. Ao longo de 3 meses, as doações foram inseridas no acervo da biblioteca e, após o diagnóstico dos dados, em um questionário virtual no Google Forms. Os resultados registraram a predileção dos alunos por gênero literário.
Por meio de uma assessoria especializada do produtor cultural Adelmo Teotônio, o projeto seguiu três fases, distribuídas em: repaginação visual, revisão técnico-procedimental da biblioteca e socialização, com exposição cultural do artista plástico, músico, poeta e multi-instrumentalista Fábio Xavier em apresentações musicais de voz e violão. Ao final, o público visitante pôde interagir com o artista local e prestigiar suas obras autorais, técnicas e ferramentas de trabalho, recebendo como brinde marcadores de página personalizados.
Recursos
• Acervo físico da biblioteca.
• Projetor multimídia.
• Computadores.
• Equipamento de áudio.
• Objetos históricos e artístico-cenográficos.
• Obras de arte (quadros, pinturas, gravuras).
• Livros, revistas.
• Músicas, vídeos.
• Celulares/câmeras fotográficas digitais.
• Questionário online (Google Forms).
• Planilhas e relatórios técnicos.
Reflexões finais
Nossas hipóteses prévias acerca do engajamento e acesso, por parte dos alunos, ao ambiente da biblioteca da Escola Primeiro Mundo de Aprendizagem puderam ser comprovadas. A restauração do seu espaço, a reorganização do acervo e a confluência para a leitura literária, a arte e a cultura locais se tornaram os eixos centrais para a quebra de paradigmas, muito além de um lugar de armazenamento de livros e de convivência para jogos.
O interesse e entusiasmo dos discentes em novos hábitos e fluxos de leitura são reflexo desse novo olhar para a biblioteca, desbravando um campo que semeará bons frutos para a inclusão social, a natureza artística e o reconhecimento da identidade leitora dos sujeitos. Essas novas trocas coletivas, a partir da arte e da literatura, seja com um livro, uma pintura, uma música, seja com o audiovisual, um jogo, uma poesia, disseminaram um novo ambiente a projetar seres construtores de suas próprias histórias.
Escola Primeiro Mundo de Aprendizagem Rua Rogaciano Assis Aragão, 66/92 – São Cristóvão – Santa Cruz do Capibaribe/PE (81) 3731-2419 Instagram: @epma1
Referências
ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no cotidiano escolar. In: ESTEBAN, Maria Tereza (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DPSA, 2004.
MACEDO, Neusa Dias de (Org.). Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: Senac, 2005.
Adelmo Teotônio da Silva é produtor cultural, com formação em licenciatura em Letras/Língua Portuguesa (UFPE) e pós-graduação em Docência no Ensino Superior (Faculdade Senac PE). Atua como pesquisador, bibliotecário (bacharelando em Biblioteconomia, pelo Centro Universitário Claretiano) e mobilizador sociocultural.
E-mail: adelmo.ead@hotmail.com
Roberleide Pereira da Silva é formada em licenciatura em Letras/Língua Portuguesa (UFPE), pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura (Fafica) e técnica em Biblioteconomia (SEE-PE). Atua como professora no Ensino Fundamental (Anos Finais) nos campos de Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual e Filosofia.
E-mail: rober20101204@hotmail.com