Edição 124

Profissionalismo

Saiba o que é numeracia e a sua importância na Educação Infantil

importancia-numeracia-educacao-infantilFalamos muito sobre alfabetização, mas precisamos entender a importância do desempenho na matemática na vida das crianças. Por isso, neste artigo, vamos abordar a numeracia na Educação Infantil.

A numeracia se refere às habilidades de matemática que permitem resolver problemas da vida cotidiana e lidar com informações matemáticas. Raciocínio lógico, noção de grandeza e quantidade, por exemplo, são habilidades úteis para isso.

Quando abordamos a numeracia na Educação Infantil, estamos provocando o desenvolvimento da habilidade de trabalhar, estimular e estruturar o raciocínio no meio em que a criança está inserida.

Alfabetização e numeracia

A alfabetização não é um processo natural e intuitivo no ser humano, mas as habilidades primárias matemáticas, como senso numérico e de quantidade, são. Podemos dizer que a matemática é mais intuitiva que a leitura e a escrita.

Muitos profissionais da educação usam o termo alfabetização matemática para se referir à aquisição de habilidades de numeracia. Embora possamos entender o que se quer dizer com esse termo, preferimos usá-lo corretamente, ou seja, alfabetização diz respeito ao processo de escrita e leitura; e numeracia, às habilidades matemáticas.

Desde os primeiros anos de vida, a criança aprende a pensar e se comunicar utilizando quantidade, tornando-se capaz de compreender padrões e sequências, conferindo sentido aos dados e aplicando raciocínio matemático para resolver problemas.

A criança começa a perceber padrões — grande e pequeno, muito e pouco, pesado e leve — em suas interações cotidianas desde que são pequenas. São capazes de perceber formas diferentes mesmo que ainda não saibam nomeá-las, pois leva tempo para aprender as propriedades específicas de cada forma, como o número de lados e a aparência.

Vale lembrar que as crianças que apresentam algum transtorno, como deficiência intelectual, podem apresentar déficits no raciocínio lógico matemático. Essas crianças partem do concreto ao abstrato e podem ter dificuldades nessa transição, e isso atrapalha a fazer operações matemáticas ou a lidar com dinheiro e com quantidades.

Podemos dizer que a matemática é mais intuitiva que a leitura e a escrita.

A importância da numeracia na Educação Infantil

Trabalhar com a numeracia na Educação Infantil significa proporcionar aos pré-escolares a prática com formas, para ajudá-los a solidificar sua compreensão das estruturas bidimensionais. Esse conhecimento das formas proporciona muitos benefícios para a aprendizagem.

É importante começar pelo concreto, usando o próprio corpo como ponto de partida, como ensinar a contar os dedos e as partes do corpo, identificar a simetria e desenvolver as habilidades psicomotoras.

Dessa forma, a criança aprende sobre localização tendo como referência o seu próprio corpo: frente e atrás, em cima e embaixo e por aí vai. Trabalhar a habilidade adequadamente é fundamental para que a criança possa entender conceitos mais abstratos.

A Educação Infantil é muito importante, pois é quando a criança aprende habilidades imprescindíveis para o seu desenvolvimento. O brincar com objetivo, com sentido, é essencial para desenvolver habilidades cognitivas, começando pelo concreto para chegar às habilidades abstratas.

É durante a fase da Educação Infantil que a criança mais se desenvolve, quando tem as aprendizagens mais significativas e importantes. A aprendizagem se dá a partir do outro, e é através da mediação do professor que a criança aumenta seu vocabulário, trabalha suas potencialidades e busca superar suas dificuldades.

A Educação Infantil é estruturante, pois é a base para outras aprendizagens, como ler e escrever, desenvolver o vocabulário e as habilidades psicomotoras, entre outras. Dessa forma, o tempo de cada criança precisa ser respeitado, tendo os marcos como indicadores para a intencionalidade da aprendizagem.

Cognição numérica

Habilidades primárias – numerosidade, ordinalidade, contagem, aritmética simples.

Habilidades secundárias – conceito de número, contagem, aritmética, cálculo, resolução de problemas.

a-importancia-da-numeranciaSenso numérico

Estrutura conceitual bem organizada de informações numéricas, que permite a uma pessoa compreender números e relações numéricas e resolver problemas matemáticos que não são limitados por algoritmos tradicionais.

Geometria

As crianças começam a notar as formas muito antes de terem a linguagem para nomeá-las. O conhecimento da forma é desenvolvido através da exposição a formas em vários formatos e métodos de ensino, assim como através da prática e do trabalho com formas em diferentes situações.

A linguagem permeia o conceito de numeracia e será usada quando for trabalhado o raciocínio matemático. Por exemplo, diante um problema a criança internaliza a linguagem para depois partir para a tomada de decisão, que envolve raciocínio lógico.

Medir: abrange todas as habilidades necessárias para uma criança medir algo com eficácia e o conhecimento de como medir os atributos físicos de um objeto, incluindo como usar ferramentas de medição e técnicas adequadas.

Contagem: habilidade complexa composta por diferentes aquisições que, em conjunto, possibilitam a identificação da quantidade de elementos em uma coleção. Envolve as seguintes sub-habilidades: produção de cadeia verbal numérica (palavras-número) e estabelecimento de relação termo a termo.

A aquisição do senso numérico e a obtenção da capacidade de contagem na Educação Infantil são fortes preditores do desempenho em matemática nos primeiros anos escolares.

Atividades de numeracia devem envolver noção de quantidade, noção de algarismo e noções de soma e subtração. Lembrando que as atividades devem ser abordadas de forma lúdica para se trabalharem as habilidades de numeracia na Educação Infantil.

Referências

https://institutoneurosaber.com.br/saiba-o-que-e-numeracia-e-a-sua-importancia-na-educacao-infantil/. Acesso em: 15/03/2022.

cubos