Edição 83

Projeto Didático

Velocidade e Aceleração Média em Teste

Instituto Ana Maria – Arthur Lundgren I – Paulista/PE

Professores Responsáveis: Gyrrezy Gomes Maciel e Antônio Gonçalves de Albuquerque
Turma: 9° ano do Ensino Fundamental
Público-alvo: Comunidade escolar
Fotos: acervo da escola

Introdução

A Física é considerada, por grande parte dos alunos, como uma matéria de difícil aprendizagem. Para superar essa imagem distorcida, faz-se necessário promover estratégias didáticas que possibilitem o papel ativo do aluno. Com base nos estudos construtivistas de Piaget, Ausubel e Novak, deve-se partir dos conhecimentos prévios até a construção de um conhecimento duradouro e eficaz.

O projeto multidisciplinar partiu da Física e agregou a Matemática, a Geometria e a Educação Física no decorrer de sua aplicação. Os conteúdos foram escolhidos por tratar de conceitos iniciais que são de grande importância para uma melhor compreensão do conhecimento da Física, que é por definição uma ciência que estuda os fenômenos da natureza, procurando discuti-los, descobrir suas causas e influências na nossa vida (SILVA, 2004).

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Justificativa

De acordo com Faria e Nuñez (2004), a grande importância dos princípios piagetianos para o ensino de ciências consiste em provocar o desequilíbrio na mente do aluno para que ele procure o reequilíbrio e aprenda.

Para aprender, é preciso uma situação mobilizadora, que tenha sentido e que provoque uma atividade na qual o aprendiz se envolva pessoal e duradouramente (PERRENOUD, 2004). Com essa concepção e visando despertar nos alunos o pensamento multidisciplinar aplicado à resolução das questões-problema através de habilidades construídas em sala de aula, pensou-se em uma aula extraclasse que interligasse os conteúdos pertinentes ao projeto.

Questão-problema é entendida como uma situação didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa (VILELA; GUEDES; AMARAL; BARBOSA, 2007).

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Objetivo Geral

Esta aula extraclasse tem como objetivo geral sedimentar os conteúdos construídos em sala de aula nas disciplinas de Matemática, Física e Geometria, além de promover a interdisciplinaridade.

Objetivos Específicos

•Promover a interação entre alunos e professores.

•Agregar valores às atividades cotidianas.

•Trabalhar com áreas geométricas planas.

•Compreender o sistema métrico e suas ferramentas de medidas.

•Calcular transformações de unidades de espaço e tempo.

•Colher dados e aplicá-los em fórmulas de Física e Matemática.

•Buscar um novo olhar dos alunos para os exercícios físicos.

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Desenvolvimento

O projeto teve início com aulas teóricas de física em uma abordagem construtivista. O primeiro conteúdo vivenciado foi o de velocidade média, seguido do de aceleração média; neste conteúdo, abordou-se a matemática — transformações de unidades métricas e de tempo —, além de explorar a geometria — com o uso do Teorema de Pitágoras para questões com perímetros triangulares.

No segundo momento, após ser construído um entendimento amplo sobre os conteúdos, os educadores formularam uma ficha com assuntos prático-esportivos e teóricos. A aula extraclasse foi realizada em um campo de futebol de um clube da cidade com o auxílio de uma educadora física.

Os educandos seguiram um cronograma, tirando as medidas do campo, fazendo exercícios físicos, caminhada e corrida e cronometrando seus tempos de percurso. Seguiram com os cálculos de velocidade e aceleração média.

O Teorema de Pitágoras foi explorado da seguinte forma: os alunos ficaram em pé ao sol e tiraram a medida de sua altura e da sombra projetada pelo seu corpo ao chão. Com esses dados em mão, procederam calculando a hipotenusa do triângulo formado. Depois, comprovaram seus cálculos verificando as medidas com uma trena.

A aula foi finalizada com as impressões dos alunos sobre o aprendizado alcançado por eles na aula extraclasse.

Recursos Utilizados

Trena, cronômetro, calculadora, ficha de procedimentos e exercícios, pranchetas, lápis e borracha.

Avaliação

A avaliação ocorreu durante todo o período de aulas, tanto em sala quanto na atividade extraclasse, considerando a evolução do saber do discente acerca dos conteúdos vivenciados. A capacidade de relacionar as matérias abordadas para resolver as questões-problema sugeridas também foi avaliada.

Referências

FARIA, T. C. L.; NUÑEZ, I. B. Aprendizagem na Perspectiva de Jean Piaget. In: NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Fundamentos do Ensino-aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática: o Novo Ensino Médio. Porto Alegre: Sulina, 2004. p. 43-50.
PERRENOUD, P. Os Ciclos de Aprendizagem: um Caminho para Combater o Fracasso Escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 55.
SILVA, I. B. Uma Pedagogia Multidisciplinar, Interdisciplinar ou Transdisciplinar para o Ensino-aprendizagem da Física. Anais do II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte: 2004.
VILELA C. X.; GUEDES M. G. M.; AMARAL, E. M. R. BARBOSA, R. M. N. Análise da Elaboração e Aplicação de uma Sequência Didática sobre o Aquecimento Global. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: Abrapec, 2007.

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