Edição 131

Projeto Didático

VISITA DO AUTOR

LÉCIO CORDEIRO ENRIQUECE A ROTINA NA ESCOLA. UM MOMENTO INESQUECÍVEL!

Centro Educacional Caravellas – Rio de Janeiro/RJ

 

 

O autor Lécio Cordeiro fez uma visita ao Centro Educacional Caravellas, no dia 14 de março de 2023, movimentando a rotina da escola.

Os alunos estavam ansiosos por sua chegada, para entender o processo de produção de um livro e saber a dinâmica da construção de materiais educativos.

Antes da visita, as professoras Erika Borges e Carla Beatris, ambas de Língua Portuguesa, conversaram com os estudantes sobre a vida do escritor e a obra publicada pela Editora Construir (Sistema Viver Valores de Ensino) e adotada pelo Centro. Dessa maneira, estimularam a busca por mais informações e curiosidades sobre Lécio Cordeiro.

Por meio de uma roda de conversa, no momento da Tenda Cultural Caravellas, projeto criado pela coordenadora Amanda Matassoli em conjunto com a diretora Valéria Caravellas, os alunos puderam sanar todas as curiosidades sobre a vida do autor e suas obras marcantes, além de descobrir quais são as partes da produção de um livro e o dia a dia de um autor.

“Em geral, eles querem saber como e por que o autor decidiu escrever o livro. Promover encontros de crianças e jovens com autores tem um efeito muito positivo no estímulo à leitura. Foi uma manhã muito agradável, de conhecimento, conversa informal e autógrafos”, declara a coordenadora.

2a FEIRA DO LIVRO INFANTIL

Com o objetivo de motivar e aumentar o repertório dos nossos leitores, o Centro Educacional Caravellas realizou a 2a Feira do Livro Infantil, como incentivo à ampliação literária e cultural dos alunos.

Nos dias 15, 24, 25 e 26 de abril, as crianças tiveram oportunidade de encenar, dançar e interpretar o livro trabalhado no primeiro bimestre.

O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual do indivíduo. É por meio da leitura que estimulamos a concentração, o raciocínio, a compreensão, a ampliação de vocabulário e a capacidade criativa.

A leitura também aprimora a capacidade interpretativa e, principalmente, desenvolve a comunicação e o senso crítico.

“As feiras de livros trazem para os cidadãos tudo o que é cultura. Além de livros, existem os espetáculos diferenciados. É o despertar do prazer pela leitura de várias formas, não só pela obrigação da leitura”, afirma Valéria Caravellas.

Livros são os melhores presentes que uma criança pode receber.
Os livros abrem a mente!
Os livros desenvolvem as crianças para se tornarem adultos brilhantes!

Instagram do Centro Educacional Caravellas – @c.e.caravellas

cubos